La catrina


| Tempo de leitura: 1 min

Na página deste Clubinho estamos falando do “Dia de Finados” dos mexicanos, uma data totalmente diferente da nossa, onde o clima é de silêncio, tristeza, saudade. No “Día de los Muertos,” os mexicanos vão aos cemitérios com roupas coloridas e levam para os defuntos a comida de que eles mais gostavam quando vivos.

As pessoas cantam, riem e comem junto às tumbas. Desfilam fantasiadas pelas ruas como se fosse o nosso Carnaval. Acreditam que os mortos voltam à Terra neste dia e devem ser recebidos com alegria.

Uma das imagens que mais aparecem é a da Catrina. “La Catrina “, na cultura popular mexicana, é a representação do esqueleto de uma mulher elegante. É uma das figuras mais populares da festa. A palavra “catrina” é o feminino da palavra “catrín”, que significa “homem elegante” em espanhol.

A caveira mexicana é um símbolo que representa a vida e a proteção contra os maus espíritos. Seu uso foi incorporado à cultura mexicana por influência dos Maias, Incas e Astecas, povos pré-colombianos que habitavam a região do México, quando os espanhóis ali chegaram.Também é conhecida por alguns como “La Flaca” ou “La Muerte”. Foi pintada por artistas famosos como José Guadalupe Posada e, mais tarde, Diego Rivera. Foi Rivera que chamou à caveira, Catrina.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários