
A Faculdade de Direito de Franca realizou no último sábado, 31, a quarta edição do Júri Simulado, que acontece anualmente no mês de agosto. Mais de 600 alunos se reuniram para participar da simulação, que foi coordenada pelo professor Edson Junqueira e teve participação do juiz Rodrigo Miguel Ferrari.
No evento alunos simulam ser jurados, testemunhas, réu, vítima, acusação e defesa. O juiz, o escrevente e o oficial de justiça são profissionais reais que ajudam na encenação. A simulação sempre é feita a partir de um processo criminal real e todos os elementos do processo são levados pelos participantes, o que propicia aos alunos vivenciar a realidade que vão enfrentar depois da formação acadêmica.
Nesse ano, o caso encenado foi uma tentativa de homicídio ocorrida em 1993 em Patrocínio Paulista. Foram mais de 4 horas de simulação e o julgamento fictício chegou a um desfecho oposto do caso real de 26 anos atrás, que absolveu o réu. A atuação do grupo da acusação apresentou argumentos e acabou convencendo os jurados e, na encenação, o réu foi condenado.
"O Júri Simulado é uma experiência muito enriquecedora, tanto para os alunos protagonistas (que atuaram na acusação e na defesa e são voluntariados entre os que estão cursando o quinto ano), quanto para todos os demais alunos. Com tal atividade, tem-se contato de forma simulada com a realidade da prática forense, o que desperta nos alunos o interesse por diversas carreiras jurídicas”, disse o professor Edson Junqueira.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.