A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva, pupa (ou crisálida) e adulto.
A fêmea coloca seus ovos nas folhas que serão utilizadas como alimento quando os insetos nascerem. Eles demoram entre 5 e 15 dias para eclodir. Então liberam as larvas, conhecidas popularmente como lagartas.
As lagartas apresentam corpo alongado e cilíndrico, cores variadas, pelinhos que causam alergias e queimaduras quando tocados. Durante essa fase, alimentam-se das folhas de vegetais. A borboleta pode ficar em forma de lagarta por várias semanas.
Depois de algum tempo, ela se prende à planta pela porção posterior de seu corpo através de fios parecidos com seda. Tem início a formação da crisálida. O estágio de crisálida pode durar de uma a três semanas.
Quando a borboleta apresenta-se completamente formada, a crisálida abre-se e o inseto sai do seu interior. A borboleta adulta voa, alimenta-se de néctar de flores e suco de frutos maduros. Seu aparelho bucal é adaptado para a sucção. A fase adulta pode durar de cinco dias a um ano, dependendo da espécie.
A borboleta adulta é bela, em razão da variedade de cores que encanta qualquer observador. Quase não é possível acreditar que ela já foi uma lagarta, não é mesmo?
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.