Dois tipos de verdades

Neste versículo de atos dos apóstolos, enquanto Paulo pregava o Evangelho na cidade de Filipos, uma moça inspirada por um espírito de adivin

30/06/2019 | Tempo de leitura: 2 min

“Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo”.
Atos 16.17


Neste versículo de atos dos apóstolos, enquanto Paulo pregava o Evangelho na cidade de Filipos, uma moça inspirada por um espírito de adivinhação, começou a “ajudá-lo” na pregação do Evangelho fazendo a afirmação que destacamos no versículo acima. Pergunta - Tem alguma coisa errada nesta frase? – “Esses homens Paulo, Silas, Lucas são servos do Deus altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação...”. Há alguma heresia? Há alguma inverdade? Não! Tudo está correto. Absolutamente certo. Mas por que então Paulo foi tão intolerante na sua atitude em relação àquela moça? Porque, rechaçou veementemente a ingerência, a intromissão daquela jovem na pregação do Evangelho. A resposta é porque naquele momento aquela jovem falava a verdade, mas a vida ainda estava debaixo das garras do pecado, e de satanás. Falava a verdade, mas aquela verdade não procedia de um coração puro.

Ao olhar para este fato bíblico gostaria de refletir juntamente com amado leitor, acerca do tipo de verdade que estamos vivendo. A verdade dos lábios ou a verdade do coração? Infelizmente, é preciso reconhecer que hoje, existe um bocado de gente como essa mocinha. Gente que está com a verdade nos lábios, mas o testemunho de vida, não condiz com os ensinamentos do mestre. É por esta razão que devemos saber que, ser cristão não é ficar papagaiando verdades bíblicas que decoramos. Ser cristão é viver uma vida coerente com as verdades que se afirma, porque o verdadeiro cristianismo não se mede pelas verdades que proferimos, mas pelas verdades que vivemos. O poder do testemunho revela-se na vida do cristão não pela verdade dos lábios, mas pela verdade do coração puro; não pela verdade do discurso, mas pela verdade da prática. Que Deus tenha misericórdia da Igreja cristã, onde as palavras falam mais alto do que os atos. Que Deus tenha misericórdia da Igreja cristã onde a fé não é autenticada pelas obras. Que Deus tenha misericórdia de mim, para viver o que ensinamos os outros. Que a verdade seja do coração e não dos lábios apenas.

Deus vos abençoe.

 

Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.