104 anos do ‘Comércio’

29/06/2019 | Tempo de leitura: 2 min

Enquanto eu tiver perguntas e não tiver respostas, continuarei a escrever.” (do narrador da novela A Hora da Estrela, de Clarice Lispector).

O jornal, mais do que qualquer outro meio de comunicação, possui o poder de registrar os acontecimentos de uma cidade, região, do país e do mundo. O Jornal Comércio da Franca é um exemplo vivo dos fatos apurados desde o dia 30 de junho de 1915 até hoje que se perpetuaram na história. Neste trajeto, as notícias de cada edição compõem um mosaico da vida, especialmente dos francanos. Possui um parque gráfico de causar “inveja”, pois a sua qualidade de impressão, pode ser igualada aos maiores jornais do país.

Recordamos com saudades dos tempos em que acompanhava meu saudoso pai, gráfico que foi, nos seu labor diário a compor tipo a tipo, letra a letra, as edições dos jornais locais, serviço que adentrava as madrugadas. Eu ficava, sentado num cantinho, em meio ao cheiro de tinta e barulho das máquinas de impressão, observando a paciência e a dedicação daqueles profissionais que em momento algum se esqueciam de sua importante missão, que era a de bem informar. O tempo passou, a evolução tecnológica e a comunicação virtual chegaram, mas do mesmo modo, tudo passa pelo valoroso trabalho de profissionais competentes que trabalham na elaboração do jornal.

Há vários anos atuando como colaborador do Jornal Comércio da Franca, pudemos perceber com maior clareza a valoração que se deve dar a um jornal que mantém há mais de século a confiabilidade e a credibilidade da notícia. Sentimos a dificuldade que é a de se transmitir informações e fatos através do ato de escrever, pois há dias em que o raciocínio e a ansiedade atrapalham a maneira de se expressar e transmitir o conteúdo de determinado assunto.

Apesar das dificuldades que o momento atual impõe, devemos ser criativos e ousar para mantermos os jornais impressos, pois nestes a credibilidade prevalece e não há fake news!

Parabéns, ao Jornal Comércio da Franca e toda a sua equipe.


AS DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, o projeto de iniciativa popular, foi aprovado pelo Senado, com várias alterações, dentre elas a errônea inclusão de dispositivos sobre abuso de autoridade pela Câmara dos Deputados. Acreditamos ser equivocada a “mistura” do projeto das medidas contra a corrupção, que teve amplo apoio popular, com abuso de autoridade que nem sequer era parte do projeto. Esses são nossos Congressistas!

HORA DA VERDADE: Ficamos muito felizes com a repercussão dada aos nossos comentários no programa na última segunda-feira. Agradecemos às mensagens recebidas durante e após o programa.


Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.