Danilo Gentili é condenado a quase 7 meses de prisão por injúria

O crime aconteceu em 2016, quando ele publicou mensagens ofensivas contra Maria do Rosário.

11/04/2019 | Tempo de leitura: 2 min

O crime aconteceu em 2016, quando ele publicou mensagens ofensivas contra Maria do Rosário.
O crime aconteceu em 2016, quando ele publicou mensagens ofensivas contra Maria do Rosário.

O apresentador Danilo Gentili foi condenado pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo à pena de 6 meses e 28 dias de detenção, por ter injuriado a deputada federal Maria do Rosário Nunes, do PT - Rio Grande do Sul.

A princípio, o apresentador vai cumprir a pena em regime semiaberto, mas pode recorrer da sentença em liberdade.

O crime aconteceu em 2016, quando Gentili publicou mensagens ofensivas e chamou a deputada de "nojenta", "falsa" e "cínica". Maria do Rosário respondeu o humorista com um processo.

Em 2017, quando recebeu uma notificação extrajudicial do processo, Danilo publicou um vídeo ofendendo a deputada novamente. Ele aparece lendo o conteúdo e se fingindo de surpreso, e destaca o termo "puta" na palavra "deputada", depois ele rasga a notificação e esfrega nas partes íntimas.

A defesa de Gentili alegou que ele não teve a intenção de ofender Maria do Rosário, mas o argumento não foi aceito pela juíza Maria Izabel do Prado. Ela ressaltou o direito à liberdade de expressão, mas afirmou que Danilo ultrapassou a linha da ética, e assim "surge no Estado de Direito a tutela penal como legítimo instrumento de contenção contra o uso abusivo da liberdade de expressão."

Na sentença, a juíza destacou que o apresentador injuriou a deputada dolosamente, quando se tem a intenção de agir, "ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe a alcunha de 'puta'", escreveu Maria Izabel, no documento.

Reação

Assim que recebeu a notícia de sua condenação Danilo Gentili usou o Twitter para tirar sarro da situação. Ele compartilhou a notícia e escreveu. "Quem vai me levar cigarro?"

A deputada Maria do Rosário enviou uma nota à reportagem do "UOL", comemorando a decisão judicial. "A sentença da 5° Vara Federal Criminal de São Paulo deve ser lida como uma convocação à sociedade brasileira de que é necessário retomar o respeito, o bom senso no debate público, nas redes sociais e na vida. Não pode haver impunidade, cabendo ao Judiciário definir os termos da condenação. Considero a decisão um símbolo de que é possível preservar a liberdade de expressão e garantir a dignidade humana. Esta é uma vitória da democracia e da justiça."

  

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.