Pelicano


| Tempo de leitura: 1 min
Parente do mergulhão, o pelicano vive só em lugares próximos de muita água, onde possa apanhar peixes que são a base de sua dieta.
Parente do mergulhão, o pelicano vive só em lugares próximos de muita água, onde possa apanhar peixes que são a base de sua dieta.

O pelicano é uma das maiores aves do reino animal. Ele se distingue pela grande bolsa que tem logo abaixo da garanta. Seu habitat são as regiões próximas de lugares onda haja muita água. A bolsa serve para guardar os peixes capturados pelo bico comprido.

Vivendo em torno de lagos, rios e costas marítimas de muitas partes do mundo, essas aves costumam pescar e voar em pequenos grupos. Elas se reproduzem em ilhas, em grupos muito grandes. É muito bonito vê-las nestes lugares juntas. Os cientistas classificam o pelicano como pertencente ao grupo chamado Pelecanus, que tem muitas espécies. Trocando em miúdos, tipos diferentes.

Os mais conhecidos são o pelicano-branco (encontrado nos Estados Unidos) e o pelicano-marrom ( mais visto na Europa). Ambos têm as penas brancas. O pelicano-marrom é mais escuro, com pequenos detalhes brancos. Em todas as espécies, a bolsa sob o bico não tem penas, é uma pele lisinha.

Alguns tipos de pelicano chegam a ter mais de 1,80 metro de altura e a pesar mais de 13 quilos. Sua envergadura é grande, às vezes medindo 2,7 metros da ponta de uma asa à ponta da outra. Por isso, eles voam bem. Seus pés são recobertos por uma membrana, e assim fica mais fácil nadar. Quando se deslocam, são desajeitados porque têm as pernas muito curtas para o tamanho do corpo.

Os pelicanos comem diariamente muitos quilos de peixe. Eles pescam em grupos, conduzindo os peixes para águas rasas, onde os pegam com facilidade. O pelicano-marrom usa uma técnica diferente. Ele voa alto, depois mergulha de cabeça na água. Igualzinho ao mergulhão, do qual é parente.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários