Marmota


| Tempo de leitura: 1 min
Robustas e roliças, as marmotas medem até 75 cm de comprimento, fora a cauda, que pode ter mais de 15 cm. No outono, quando se preparam para hibernar, as marmotas chegam a pesar até 8 kg. Ao fim do inverno chegam a aproximadamente 4 kg. As pequenas orelhas e patas contrastam com a cabeça grande desse roedor. A pelagem da marmota é cinza com tons amarelados.
 
Vivem em grupos de, em média, 12 indivíduos, nas regiões montanhosas do hemisfério norte, na Europa e na Ásia, em locais de clima rigoroso onde a vegetação é reduzida a algumas ervas. As marmotas são encontradas em maior número na região dos Alpes.
 
Animais de hábitos diurnos, as marmotas moram em tocas que são interligadas por uma rede de túneis profundos e extensos. Durante o inverno, as marmotas se recolhem em suas tocas para a hibernação, período que chega há seis meses. Esses meses são de sono profundo. As batidas do coração e a respiração são lentas, e a temperatura corporal da marmota cai até 7° C. Essas são as formas que o organismo encontrou para economizar as energias.
 
Herbívoras, ela se alimentam principalmente de raízes. É raro beberem água.
 
Por serem meio estranhas, seu nome é usado como adjetivo para caracterizar pessoas que se vestem de forma esquisita, com roupas amarrotadas, em frases do tipo “Ela parece uma marmota”. No nordeste do brasil aparece em expressões do tipo “estar de marmota”, o que significa “estar conversando coisas sem importância com alguém”.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários