Estabelecendo regras

Não removas os limites antigos que fizeram teus pais

14/10/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Não removas os limites antigos que fizeram teus pais
Pv.  22.28
 
Um dos maiores equívocos do homem moderno, é achar que pode viver melhor, sem estabelecer regras quanto à maneira de viver. Outro dia, ouvi atentamente, as palavras de um experiente professor fazendo um comentário com relação à disciplina dos alunos. Desobediência, rebeldia, falta de compromisso, desinteresse pelos estudos, foram alguns dos problemas que ele enumerou. 
Por outro lado, no exercício de meu ministério pastoral, e tendo como ferramenta principal de trabalho, a orientação cristã, sinto o mesmo na pele. Percebo a dificuldade que muita gente encontra, no gerenciamento do seu próprio comportamento, de modo que não consegue impor limites em suas próprias vidas cooperando assim, sensivelmente para agravar a situação.  
Infelizmente, a atual sociedade, especialmente esta jovem geração, vem perdendo este princípio, de modo que muitos, nem gostam da palavra “limite”, por achar que impor limites evoca a imagem de um obstáculo, uma barreira à intimidade ou mesmo em empecilho para o crescimento. Todavia, na minha modesta maneira de ver as coisas, penso que se nós entendermos o que os limites são e fazem, usariámos como uma das armas mais importantes da nossa vida.
Neste particular, minha preocupação, enquanto orientador cristão, consiste em desenvolver especialmente nos jovens, a capacidade de viver uma vida comedida, sem exageros, de pés firmes no chão, e cabeça voltada para Deus, através da fé em Cristo. Penso que se as coisas estão assim, todos nós temos uma parcela de culpa. Uns por não orientar, outros por concordar e até incentivar. 
A bem da verdade, a vida acaba sendo dos disciplinados. Toda pessoa disciplinada, que sabe cumprir regras, além de viver melhor, consegue direcionar sua vida sem muitas surpresas desagradáveis. Então, caro leitor, que cada um de nós façamos alguma coisa para melhorar tal situação. Comecemos já, e pela nossa casa, junto aos nossos filhos, pois que se como pais não impomos limites, amanhã podemos estar chorando.  A este respeito, disse certo pedagogo: “Queres criar uma delinqüente dentro da sua casa, dê tudo que seu filho pedir”.  
Deus nos ajude.
Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.