
Contrariando a natureza, as flores do ipê desabrocham nos dias de inverno. Primeiro vemos as de cores roxa e lilás. Em seguida, as rosadas. As amarelas pintam a paisagem em terceiro lugar. Por fim, surgem as brancas. Essas árvores formam nesta ordem um lindo espetáculo todos os anos. E é assim, antes mesmo do surgimento da estação das flores, que elas anunciam a proximidade da Primavera.
Encontrado em todas as regiões do Brasil, o ipê sempre chamou a atenção de poetas, escritores e políticos. José de Alencar, um romancista do passado, escreveu um livro chamado “O Tronco do Ipê”. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil Árvore Nacional e o ipê-amarelo, a Flor Nacional.
Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fosse por eles, muitas teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda. Se você observar bem, verá que o tronco do ipê tem mesmo uma casca grossa. Os ipês são vistos principalmente em florestas tropicais, mas também aparecem no cerrado e na caatinga.
No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha, daí o nome); no Pantanal Mato-Grossense, como peúva (em tupi significa “ árvore da casca”); em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (também nome dados pelos índios), significa “tronco escuro”.
Apesar de sofrer intensa perseguição por parte de madeireiros, o ipê ainda sobrevive graças ao cultivo para fins decorativos. Pelo seu menor porte (alguns ficam entre 10 a 20 metros), os ipês-amarelos são os mais usados na arborização das cidades, proporcionando um bonito contraste, principalmente quando suas flores amarelas caem sobre o asfalto. Se você observar bem, nas ruas e praças de Franca e nas estradas próximas ainda há lindos ipês floridos. Mas este espetáculo dura pouco. Nos próximos dias, as flores vão cair e as árvores vão florescer só no próximo inverno. Aproveite a beleza! Faça fotos desses lindos ipês!
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.