O uirapuru é um pássaro muito difícil de ser observado, pois se movimenta com rapidez; muitas vezes aparece e desaparece entre as folhas e árvores da floresta, sendo este um dos motivos pelo qual é considerado mágico pelos índios da etnia guarani. Seu canto é especialmente melodioso e dura apenas poucos minutos no amanhecer e no entardecer. E isso, apenas enquanto o macho constrói o ninho.
Seu canto, puro e delicado como o de uma flauta, parece ter saído de uma entidade divina. Os caboclos mateiros dizem com grande convicção que, quando canta o uirapuru, a floresta silencia, como se todos os cantores parassem para reverenciar o mestre. Alguns acham que quem o encontra pode fazer um pedido especial, que este será realizado.
Há uma lenda cercando o uirapuru. Conta a história que um jovem guerreiro se apaixonou pela esposa de um grande cacique. Como não poderia jamais se aproximar dela, pediu à Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro que à noite cantava para a sua jovem amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto e ficou tão fascinado que o perseguiu para tentar prendê-lo. O uirapuru voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o pássaro voltou para a aldeia e cantou para sua amada. Canta sempre, esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que o Uirapuru é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.