Completando 50 anos de história ininterrupta como um dos eventos mais importantes da cadeia coureiro-calçadista da América Latina, a Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios) deu a largada em sua 50ª edição ontem, 16, no Expo Center Norte, em São Paulo, com foco na tecnologia. Esperança para mais de 300 expositores, incluindo pelo menos 40 empresas francanas, a feira segue até a quinta-feira, 19, apresentando os principais lançamentos da moda Primavera-Verão 2018/2019 em calçados e acessórios.
Para a abertura do evento, que no próximo ano mudará de data - serão três dias de feira, entre 3 e 5 de junho de 2019 -, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala; o presidente-executivo da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), Heitor Klein; o CEO da Usaflex, Sérgio Bocayuva; o presidente da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), Milton Killing; o diretor da Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados), Imad Ésper, e o presidente da Abrecal (Associação Brasileira de Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios), Paulinho Schemes, se juntaram em um bate-papo sobre os caminhos para tornar o setor calçadista mais produtivo.
“O nosso desafio agora é trabalhar para os próximos 50 anos da Francal. Trabalhamos arduamente para garantir uma feira com novidades focadas na moda, na economia, na tecnologia e na geração de negócios. Compacta e moderna, a feira vem com ainda mais força para o fechamento de negócios”, disse Abdala Jamil Abdala. Produtividade, competitividade e vendas foram destacados pelo presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, que destacou que, mesmo em meio a uma crise econômica e a queda nas vendas internas, o setor mostra a sua força. “Mesmo com todos os problemas de competitividade que encontramos, com o dólar abaixo do ideal, com oscilações na moeda dos países compradores, ainda estamos presentes em mais de 150 países. A válvula de escape hoje para o nosso setor é o mercado externo”, ressaltou.
No primeiro semestre deste ano,o mercado brasileiro de calçados viu as vendas caírem tanto no mercado interno (-4%) como também no externo (-6,7%). Mesmo ante os números, o executivo da Abicalçados destacou que as expectativas para o segundo semestre são positivas com as vendas das coleções de Verão.
Os participantes do Painel de Abertura reforçaram a necessidade de que a feira atenda a mudança de ritmo de consumo dos brasileiros. “O mundo do consumo mudou, os compradores mudaram. O mercado precisa se adaptar a esse novo momento e mudar de forma mais rápida. Antes havia tempo para pensar no futuro, hoje o futuro se transformou no presente”, disse o diretor da Ablac, Imad Ésper.
Atrações
O primeiro dia da Francal foi repleto de atrações simultâneas visando a conectividade dos visitantes. E-commerce, gestão e marketing estiveram entre os temas das palestras ministradas por profissionais conceituados do setor calçadista.
Para o segundo dia estão previstas palestras de marketing digital e moda, planejamento de loja on-line e desfiles das coleções masculina, feminina e infantil.
Colunista Patrícia é homenageada
A colunista Patrícia, que participou de praticamente todas as edições da Francal (esteve ausente em apenas uma das edições por problemas de saúde), foi homenageada na abertura da 50ª edição da feira.
Emocionada, a profissional do Comércio da Franca agradeceu a homenagem e, com voz embargada, celebrou os anos da feira. “Me lembro de jovem, ainda na primeira edição, correr pelos corredores da feira que acontecia em Franca atrás do então prefeito José Lancha Filho em busca das notícias. Ali nasceu um sonho que cresceu, se desenvolveu e hoje é uma das feiras com a vida mais longa do Brasil e do mundo. Os 50 anos mostram o poder desta feira e de quem por ela passou”, disse. “Estou honrada em ser homenageada, não esperava, e com certeza foi uma grata surpresa e que me emocionou demais”, completou Patrícia, que recebeu das mãos do presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, um vaso de orquídeas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.