A Diocese de Franca comunicou a mudança na administração da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Antes administrada pelo padre Mauro Sérgio Marçal, a partir deste sábado, 7, o cargo passa a ser exercido pelo padre Leonaldo Cardoso Beneti. A alteração, assinada pelo bispo Dom Paulo Roberto Beloto, teria acontecido após a renúncia do padre Mauro ao cargo.
Diversos relatos sobre um suposto envolvimento amoroso de padre Mauro com uma fiel da paróquia, de 19 anos, foram feitos à reportagem do Comércio da Franca. Nas redes sociais, o assunto também foi comentado por fiéis.
Em entrevista ao Comércio, o bispo Dom Paulo Roberto Beloto confirmou a renúncia do padre por “problemas pessoais”. O responsável pela Diocese de Franca não confirma os relatos dos fiéis. Dom Paulo disse que o padre confessou um “erro” e, por isso, decidiu inicialmente se afastar.
“O que eu posso falar é que o padre, por questões pessoais, renunciou à paróquia. E nós já nomeamos o padre Leonaldo para substituí-lo. Existe muito diz-que-me-disse e, por respeito a ele, não posso falar. O que ele (padre Mauro) precisava conversar comigo, já conversou e, se é uma conversa pessoal, preciso respeitar”, disse o bispo. “Neste momento, ele achou ser melhor não ocupar nenhuma outra função na Diocese de Franca, mas isso não o impede de assumir alguma nova posição no futuro”, completou.
Questionado sobre a punição que poderia ser realizada caso o envolvimento amoroso do padre com a jovem fosse confirmado, o bispo reforçou que o padre receberia uma “correção”. “Se acontecesse não haveria uma punição, mas uma correção de uma situação dessas. Mas se o padre já chega e fala ‘aconteceu isso, eu errei e estou pedindo um afastamento para me cuidar’, então é o que ele fez e temos que respeitar”, disse Dom Paulo. “O que aconteceu foi um erro. O padre cometeu um erro, ele confessou e reconheceu que errou, pedindo ajuda à igreja, e preciso respeitar”, finalizou.
A reportagem entrou em contato com o pai da jovem que estaria envolvida no suposto caso. Por telefone, ele informou apenas que não discutiria mais o assunto e que a filha estaria abalada. “Não queremos nos envolver mais com isso, esse agora é um problema do padre e do bispo”, disse.
Ontem, a Diocese de Franca divulgou uma nota de esclarecimento, assinada pelo chanceler do bispado, padre Wallace Honório, afirmando que a renúncia “se deu por questões pessoais, de foro íntimo... Não existe nenhum fato pelo qual se tenciona ocultar, há, todavia, o respeito pela pessoa e dignidade do sacerdote”.
Padre Mauro também foi procurado, porém ele, que estaria recluso após a renúncia, não foi encontrado para comentar o assunto.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.