
Maio é um mês muito bonito no Brasil. Ainda estamos no outono, o céu é bem azul pela manhã, nas noites claras muitas estrelas são visíveis a olho nu, quase não chove, algumas árvores deixam as folhas caírem e forrarem o chão como tapete. Neste mês são homenageadas as mães; para os cristãos católicos ele é dedicado a Maria, mãe de Jesus; muitas noivas escolhem maio para se casar. É também o mês em que desabrocha uma linda flor: a flor-de-maio. A planta pertence à família dos cactos. Seus ramos suculentos pendem até 60 cm de comprimento. Produz flores belíssimas, nas mais variadas cores. Elas são tão delicadas que há quem prefira chamar a espécie de flor-de-seda. Sua principal característica é o florescimento nesta época pouco comum para as floríferas brasileiras. Afinal, não estamos mais na primavera!
Todo ano, no mês de maio, numa florada que dura de 15 a 20 dias, a ramagem verde dessa planta originária da Floresta Atlântica ganha a companhia de pétalas em tons degradê (que têm uma cor em suas nuanças, por exemplo, de rosa clarinho a rosa choque!). As flores brotam nas extremidades dos caules, medem 8 cm de comprimento por 6 cm de diâmetro, e duram de três a cinco dias. O caule da planta, por sua vez, é formado por vários segmentos (pedaços) chamados artículos, de aparência achatada e bordas dentadas. O curioso é que na fase inicial de desenvolvimento dá para descobrir a idade aproximada da planta contando o número de artículos. Cada um deles demora cerca de cinco semanas para se formar.
Na Natureza, as pétalas da flor-de-maio exibem degradês de vermelho, branco e rosa – elas têm o interior claro e as bordas mais escuras. Porém, através do cruzamento entre exemplares da própria espécie, foram criadas flores de outras cores, como amarelo, laranja, roxo e lilás.
Planta de meia-sombra, a flor-de-maio não precisa receber sol direto e, por isso, sobrevive bem dentro de casa. Ela é uma ótima opção para decorar ambientes e pode ser cultivada em vasos colocados no chão, em cachepôs sobre mesas e aparadores, ou em vasos suspensos, para valorizar a ramagem pendente.
Escolha um vaso bem bonito e o ofereça à sua mãe neste domingo. Depois, ajude a cuidar dele, para que no próximo ano possa estar florido agradecendo o seu zelo e fazendo você lembrar-se dessa data.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.