
A marmota é um mamífero roedor, parente próximo dos esquilos.No outono europeu, quando se preparam para hibernar, as marmotas chegam a pesar até 8 kg. No fim do inverno pesam aproximadamente 4 kg. As pequenas orelhas e patas contrastam com a cabeça grande desse roedor. A pelagem da marmota é cinza com tons amarelados.
Vivem em grupos de, em média, 12 indivíduos, nas regiões montanhosas do hemisfério norte, na Europa e na Ásia, em locais de clima rigoroso onde a vegetação é reduzida a algumas ervas. As marmotas são encontradas em maior número nas geladas regiões dos Alpes.
Animais de hábitos diurnos, moram em tocas que são interligadas por uma rede de túneis profundos e extensos. Durante o inverno, se recolhem em suas tocas para a hibernação, período que chega a seis meses. Neste período, dormem profundamente. As batidas do coração e a respiração são lentas, e a temperatura corporal cai aproximadamente 7° C. Essas são as formas que o organismo encontra para economizar as energias do animal.
Herbívoras, as marmotas alimentam-se principalmente de raízes. É raro beberem água. Emitem sons para se comunicarem, sobretudo quando se sentem ameaçadas. São muito sociáveis. Têm como inimigos naturais as aves de rapina.
Assim que acaba o inverno, as marmotas estão magras e famintas. Após se recuperarem, tem início o período da reprodução. A gestação dura de 5 a 6 semanas. É comum que os filhotes nasçam em meados de abril. Em cada ninhada podem nascer de 2 a 7 filhotes, que demoram dois anos para se tornarem adultos. Quanto à expectativa de vida, as marmotas vivem de 15 a 18 anos, sendo que geralmente as fêmeas vivem mais que os machos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.