
O lince faz parte da família dos gatos, os felídeos. É um gato selvagem grande, de cauda curta. Vive nas florestas da Europa, da Ásia e da América do Norte setentrional, e é conhecido por sua visão aguda. No Brasil não temos linces.
Ele mede entre 80 centímetros e 1 metro de comprimento, fora a cauda curta. Pesa de 9 a 20 quilos. Suas pernas são compridas e as patas grandes e peludas. Essas características o ajudam a se deslocar na neve. Seus pelos espessos, de cor castanho-amarelada a cinza, e manchas pretas, servem para mantê-lo aquecido durante inverno rigoroso. Os pelos são mais cerrados no pescoço. As orelhas e o rabo têm tufos de pelos pretos na ponta. É um belo animal.
Gosta de viver sozinho ou em pequenos bandos. Caça durante a noite pássaros e pequenos animais. Mas, conforme a ocasião, também se alimenta de veados e carneiros. O lince-do-canadá come principalmente lebres. Pula e nada muito bem. É capaz de dar saltos incríveis. Na hora de caçar, prefere aguardar suas presas escondido. É geralmente silencioso, a não ser durante a época do acasalamento. Aí ele mia muito.
O lince é primo do caracal, muito comum em várias regiões dos Estados Unidos. O caracal também é chamado de lince-do-deserto e vive nas colinas, nos desertos e nas planícies da África e da Ásia. Sua pele é castanho-avermelhada.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.