Dia da saudade

Apesar de pouco divulgado o dia da saudade é comemorado, no Brasil, anualmente no dia 30 de janeiro. Saudade é uma palavra

30/01/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Apesar de pouco divulgado o dia da saudade é comemorado, no Brasil, anualmente no dia 30 de janeiro. Saudade é uma palavra extremamente complexa, pois trata de um sentimento que todo mundo já experimentou e que poetas e escritores já trataram em verso e prosa, porém refere-se a sentimento particularmente inerente a cada pessoa, visto ser questão de foro íntimo. Conforme o Dicionário Aurélio, a palavra saudade é “substantivo feminino: Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.”
 
Muitos acreditam que a palavra saudade é exclusividade da língua portuguesa, porém não é verdade. Seria uma honra para nós se fôssemos, de fato, detentores de um vocábulo tão bonito e expressivo, porém ela existe em outros idiomas e foi considerada por uma empresa britânica, que ouviu diversos tradutores, a sétima palavra mais difícil de traduzir. Isso acontece porque muitas palavras, de acordo com o país, cultura e outros fatores, adquirem diferentes significados.
 
Aproveitando a data de hoje e deixando de lados os tradicionais problemas políticos que aqui comentamos, gostaríamos de expressar, dentre outras, as saudades que temos de nossos tempos de caserna, vividos na Força Aérea Brasileira com nossos irmãos de armas. Momentos e experiências marcantes que moldaram uma geração de jovens, que diferentemente da maioria dos de agora, têm a cidadania, o amor pela pátria, a ética, a moralidade, o civismo, o respeito às instituições, dentre outros, como princípios que norteiam até hoje suas condutas. Apesar das distâncias, nos dias atuais, em razão das facilidades de comunicação, conseguimos amenizar as saudades que temos daquela época, através da AVFAB (Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira), da qual, com muito orgulho, somos o associado de número 00167.
 
Lembramos que certa vez, sentado em um canto da Academia da Força Aérea, quase chorando de saudades da família que não via há tempos, um sargento antigo, tido como bravo e truculento, assistindo aquela cena, aproximou-se e nos disse que: “metade de você agora é assim, de um lado a saudade, do outro lado a luta, a força e a coragem para alcançar seus objetivos. E o fim é incerto, dependendo de como você agirá em busca de seus ideais. Coragem jovem, pois a vida passa muito rapidamente e, em breve, você estará quase chorando de saudades dos tempos de agora. Comigo aconteceu assim!”
 
Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.