Julgamento de Lula

Amanhã (24/01/2017) o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), julgará os recursos da defesa do ex-presidente Lula contra sua condenação

23/01/2018 | Tempo de leitura: 2 min

Amanhã (24/01/2017) o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), julgará os recursos da defesa do ex-presidente Lula contra sua condenação em primeira instância no caso do tríplex na cidade de Guarujá/SP, que o condenou a nove anos de prisão. A situação é gravíssima e requer a atenção de todos nós brasileiros, pois nos últimos meses o julgamento vem tomando uma forma preocupante. As declarações de senadora do Partido dos Trabalhadores conclamando os partidários a praticarem atos de violência e destruição caso a condenação do ex-presidente seja confirmada pelo TRF-4, caracteriza crime de incitação, pois ao instigar as classes e categorias à luta pela violência é crime contra a ordem social além de outros definidos em lei. Por outro lado temos que ponderar também que, caso o ex-presidente tenha seus recursos aceitos e por conseqüência seja absolvido, pelos movimentos e manifestações em redes sociais a maioria da população não está disposta a aceitar que tal situação de impunidade prevaleça em nosso país. Dessa forma, igualmente os desdobramentos são imprevisíveis.
 
E para “apimentar” ainda mais a situação, políticos de destaques, líderes de partidos, empresários, parte da mídia etc., que até então defendiam a condenação do ex-presidente, quando começaram a ser alcançados pelas investigações da operação Lava-Jato, passaram a trabalhar nos bastidores pela absolvição do ex-presidente, que assim poderá ser candidato com possibilidades de ser eleito novamente presidente e contrário às investigações faria sua parte salvando a todos e dando continuidade a “farra” com o dinheiro público sem nenhuma punição. Preferem Lula a arriscar que um candidato, de “linha dura” possa ser eleito e dar apoio a continuidade de todas as investigações e punições contra os desvios de dinheiro público. 
 
Importante ratificar que esse é um dos vários processos que o ex-presidente responde. Enfim, o momento é muito delicado! E requer atenção de todos nós Brasileiros de verdade.
 
Febre amarela: Anos atrás quando do acontecimento do rompimento da barragem na cidade de Mariana/MG, comentamos aqui que o governo deveria tomar providências preventivas em razão do desequilíbrio ecológico, pois com a mortandade de peixes e répteis traria como conseqüência a proliferação de mosquitos transmissores de várias doenças. O fato está aí e de nada adianta querer “maquiar” as informações. A verdade é que nada fizeram, pois no mínimo deveriam efetuar uma pulverização em toda aquela região do rio Doce e efetuar vacinações preventivas. Infelizmente nada foi feito e o problema está aí. Isso é coisa do Brasil!
 
Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.