
Sem a esperada visita do presidente Michel Temer (PMDB), mas com a presença de dois ministros, dirigentes de estatais e até do embaixador chinês, a linha de transmissão que transporta a energia gerada pela usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional, na região Sudeste, foi inaugurada ontem em Ibiraci (MG). O objetivo é aumentar a oferta energética do país e reduzir o uso de termelétricas.
O trecho pronto tem dois mil quilômetros de extensão e passa por quatro Estados, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais, cortando 70 municípios. A rede é a maior transmissora de corrente contínua da América Latina. A subestação de Ibiraci foi erguida a cinco quilômetros do bairro rural da Lage, no sentido de Estreito. Ela fará a transformação da energia contínua (800 kilovolts) em alternada (500 kv), vinda de Belo Monte, e a distribuição para os consumidores da região Sudeste.
De acordo com os operadores, o novo sistema aumenta a segurança energética do Brasil e reduz a necessidade de geração térmica que tem o custo mais elevado. “A nova linha vai permitir a transferência de até quatro mil MW de energia gerada em Belo Monte para os grandes centros consumidores de energia elétrica do País.Teremos uma energia com menor preço e de característica renovável, que é a gerada por hidrelétricas. As termelétricas são sempre mais caras”, disse o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.
A linha de transmissão, denominada Xingu-Estreito, custou R$ 5 bilhões e foi realizada pela BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia), grupo que é composto pela chinesa State Grid Brazil Holding, que detém participação de 51%, e pelas brasileiras Furnas e Eletronorte, subsidiárias da Eletrobras.
A solenidade alterou a rotina pacata de Ibiraci. A cidade foi tomada por uma comitiva de autoridades e empresários, a maioria, chineses. Temer, que havia confirmado presença, não apareceu. A ausência não foi justificada. O presidente foi representado pelos ministros de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, esteve presente.
O idioma oficial da solenidade foi o mandarim. Os convidados usaram fones com tradução simultânea. O presidente da State Grid Brazil Holding fez um discurso por vídeo direto da sede empresa na China.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.