Ele tem 15 anos, mas já viveu desafios e percalços difíceis para uma vida toda. Alan de Souza, morador do bairro Ana Dorothea, em Franca, ganhou o coração dos francanos na última semana. Ao ter sua história contada na TV, a vida de sua família entrou no noticiário. O adolescente teve a casa furtada durante uma ida à igreja. Entre os pertences levados pelos bandidos estava um notebook, que havia sido comprado na promoção black friday. O dinheiro para a aquisição foi resultado de uma “vaquinha” feita por amigos. A dor da perda foi grande.
Alan tem um câncer delicado no cérebro, descoberto há dois anos. Por conta dele, perdeu a visão. Enxerga apenas vultos. Foi por ela ficar embaralhada e muita dor de cabeça, que o diagnóstico aconteceu. Outro tumor apareceu recentemente na região da coluna. Cirurgias foram descartadas por médicos, pelo menos por enquanto. Ele já passou por operação na cabeça e tem uma longa cicatriz no lado direito. O notebook levado pelos bandidos seria exatamente para que Alan tivesse a oportunidade de conhecer o mundo e aprender a linguagem de braile.
Sua mãe, Isaura de Souza decidiu buscar ajudar e colocar o caso na imprensa. “Ele me disse no dia: ‘calma mãe, eles vão devolver’”, disse Isaura, se referindo aos marginais. O portal GCN esteve na casa da família no último sábado, 2 (leia mais abaixo).
Com o caso denunciado, uma grande corrente de ajudar se formou. Em menos de 24 horas, Alan ganhou dois notebooks, e a mãe um celular, já que o dela também havia sido levado. Um deles foi doado por um desconhecido. “A pessoa pediu para não ter o nome divulgado”, disse Isaura. O outro notebook e o celular foram dados pelo Magazine Luiza. “Vários funcionários viram, inclusive a dona da empresa viu, e imediatamente já entrou em contato com a gente, com o marketing, e a gente resolveu fazer essa surpresa maravilhosa para o Alan. Ele ficou muito feliz, assim como nós estamos emocionados também”, disse Luciano Marques, gerente do Magazine do Centro, em entrevista à EPTV.
DIFUSORA
No mesmo dia, antes de ganhar os presentes, o programa Hora da Verdade, da Difusora AM, levou ao ar a história de Alan. Os apresentadores Leandro Vaz e Corrêa Neves Jr se emocionaram com o fato. Os ouvintes também e sugeriram uma campanha para que os próprios fizessem doações para adquirir um novo equipamento. “Mas no meio do programa soubemos que ele já havia recebido”, disse Leandro. Apesar disso, os ouvintes continuaram doando. Foram repassados R$ 650. O dinheiro será usado pela família para gastos diversos. “Meu marido é pedreiro, mas está fazendo bicos no momento”, disse a mãe, que agradeceu o carinho dos ouvintes. “Mande meu abraço para todos e meus sinceros agradecimentos. Veio num momento importante”, disse Isaura.
Durante quase uma hora, Isaura contou à reportagem sobre o filho. “Ele é iluminado”, disse. “Ele tem a vontade de crescer e de poder trabalhar”, revelou.
Alan dormia durante a reportagem. Os medicamentos fortes, o deixam sonolento e debilitado. Ao fim, acordou. “Obrigado”. Ele não estuda mais, mas pelas fotos não tão antigas é possível ver um garoto lindo e feliz.

Alan e a mãe Isaura receberam doação de ouvintes do 'Hora da Verdade', da Difusora.
TRATAMENTO
Na madrugada desta segunda-feira, 4, Alan e a mãe Isaura chegaram em Barretos (SP). Todo seu tratamento é feito no Hospital do Câncer da cidade, um dos mais conceituados do país. Durante a manhã, o garoto passou por uma cirurgia, segundo a mãe, para o início da quimioterapia. Pelo próximo mês, seus dias serão de tratamento contra os dois canceres que tem. “Se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse a mãe.
Além da químio, Alan também deve passar por sessões de radioterapia.
Foto: reprodução/EPTV

O gerente do Magazine Luiza Luciano Marques fez a entrega do notebook a Alan.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.