Depois de praticamente desativar a Cadeia Feminina do Jardim Guanabara, transformando-a em um presídio provisório até que as detentas sejam encaminhadas para unidades controladas pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também mudou os rumos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Franca. O local se tornará uma penitenciária na cidade.
A medida foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (4). Nela, o governador decreta que o CDP, que antes abrigava presos temporários, agora como penitenciária, receba indivíduos que já foram condenados pela Justiça.
Procurada, a SAP informou que não haverá reformas estruturais, mudanças no quadro funcional ou transferência de presos. "A mudança visa colaborar com o processo de ressocialização dos presos, mantendo-os próximos de seus familiares", informou a secretaria em nota.
Inaugurado em 2010, o CDP de Franca foi instalado nos fundos do City Petrópolis. Nesses sete anos, nunca registrou uma rebelião ou ato criminoso. Hoje, com capacidade para 847 presos, a unidade tem 1.555 presos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.