Leonardo Volpato
FolhaPress
Uma série que promete causar forte repercussão por mostrar, em nove episódios semanais, o dia a dia na emergência de um hospital público do Rio de Janeiro. Esse é "Sob Pressão" (Globo), projeto do diretor Jorge Furtado, inspirado no filme de mesmo nome, de 2016.
Protagonizada por Marjorie Estiano, que dá vida à dra. Carolina, e por Julio Andrade, o dr. Evandro, a série médica toca nas feridas da saúde pública brasileira e mostra como os profissionais têm de se virar para conseguir, mesmo sem quase nenhum recurso, salvar vidas todos os dias.
"A ética nessa profissão é o principal, e o Evandro é superético, não aceita ver que as coisas não evoluem. Com isso, ele acaba sendo uma espécie de MacGyver [personagem de série dos anos 1980 que solucionava problemas criando objetos inusitados com poucos recursos] da medicina", diz o ator.
Em uma das sequências da trama, falta iluminação e dreno para cirurgia. Assim, Evandro corta uma mangueira do jardim para introduzi-la na barriga de uma grávida e substituir o material. Tudo com a luz da lanterna do celular.
Além disso, tanto ele quanto Carolina têm problemas pessoais que os afligem. O médico perdeu a mulher em uma cirurgia, quando tentava salvá-la. Sem forças para superar o ocorrido, ele se viciou em remédio. Já Carolina se autoflagela por conta da rotina atribulada. "É um mecanismo que ela descobriu para dar vazão às suas angústias", diz Marjorie.
Na história, a personagem precisa salvar vidas e servir, muitas vezes, de psicóloga. "É uma mulher escolhida pela profissão, nasceu para isso."Na trama, Evandro e Carolina vão se envolver amorosamente. Fragilizado pela morte da mulher, o médico se deixará levar por um novo romance. "Ela acaba sendo o remédio de que ele mais precisa", diz Andrade.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.