Esta ave colorida de bico enorme mede até 70cm, vive cerca de 20 anos, alimenta-se de sementes, frutos, ovos , insetos e lagartos e vive nas florestas tropicais e cerrados, por toda a América Latina, ou seja, do México à Argentina.
Sua voz estridente lembra um grito. Tucanos gostam de se reunir assim sonoros em cima de árvores, pela manhã e à tarde, exibindo seus dotes de cantoria. Enquanto cantam, mexem-se muito, estufam o peito, viram-se de um lado para outro, como se estivessem sobre um palco. O mesmo acontece quando comem- fazem grande algazarra. Chegam a brincar com pedaços de fruta, atirando-os uns nos outros. Para dormir, o tucano vira a cabeça para trás e encosta o bicão nas costas.
Talvez você tenha se perguntado como é que o tucano faz para voar tendo um bico maior que o próprio corpo. Explica-se: apesar de grande, afiado e resistente, o bico do tucano é bem leve, de modo que não atrapalha seus movimentos. Ele decola numa boa, e voa mantendo o bico em linha reta, alinhado com o pescoço. Uma informação curiosa: o bico dos machos é mais longo e colorido do que o das fêmeas.
Existem mais de 40 espécies de tucanos de várias cores e tamanhos. O mais famoso é o tucano-toco, que aparece nos arredores de nossa cidade.
E se você acha que dois bicudos não se beijam, se enganou. Casais de tucanos batem os bicos como manifestação de carinho. Fazem ninhos nos ocos das árvores, onde as fêmeas põem até quatro ovos. Por 20 dias o casal se reveza chocando. Os filhotes nascem feios, mas depois de um mês começam a ficar bonitos e prontos para voar.
Tucanos fazem parte da mitologia dos índios. Aparecem em várias histórias. Algumas tribos acreditam que quando as aves fazem barulho, anunciam chuva.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.