Um jornal pelo


| Tempo de leitura: 3 min
Com o desenvolvimento experimentado no final da década de 1990, o Comércio da Franca passou a investir ainda mais na busca por informação, seja dentro ou fora do Brasil. Foram inúmeras as vezes em que repórteres e fotográfos do jornal viajaram para acompanhar de perto acontecimentos do mundo esportivo, para investigar crimes ou fatos que tinham envolvimento com a cidade ou até mesmo para trazer aos leitores de Franca informações detalhadas sobre destinos turísticos, em reportagens especiais. 
 
Na lista abaixo, estão alguns destaques que separamos e que temos certeza de que você, leitor, vai se lembrar de ter acompanhado pelas páginas do jornal. 
 
 
1 - A partir de uma parceria entre o Comércio da Franca e agenciadores de viagens do Chile fechada em 2003, o jornal publicou uma série de reportagens turísticas sobre aquele país. Com detalhes das estações de esqui, resort e até cruzeiros pela Patagônia Chilena. Em 2004, a repórter e hoje editora do Comércio da Franca, Patrícia Paim, fez uma dessas viagens. A escolha dela foi um roteiro de ecoturismo no Chile. Lá ela permaneceu por cerca de uma semana se aventurando. “Foi a primeira vez que saí do País e, para mim, foi inesquecível. Já se passaram mais de dez anos da viagem, mas ainda lembro de cada detalhe”, 
conta ela. 
 
2 - Em 2007, o Franca Basquete se reabilitava para competições internacionais e foi um dos times brasileiros selecionados para disputar a Liga Sul-Americana de Basquete. O jornal acabava de consolidar sua redação integrada com a Rádio Difusora e, em uma parceria inédita, montou uma equipe de profissionais que acompanhou todas as disputadas dentro e fora do Brasil nos meses de março a maio de 2007. Marcos Junqueira era o repórter de esporte à época encarregado de participar da cobertura dos jogos para a Rádio Difusora e depois escrever para o Comércio da Franca. “Foi uma época de muito trabalho. Era exaustivo, mas também muito divertido. Perdi a conta das histórias engraçadas que coleciono das viagens que fiz à Argentina e ao Uruguai. Foi muito bom”. Marcos hoje é diretor de Comunicação da Câmara de Franca.
 
3 - Em 2010, os repórteres Rodolfo Tiengo e Marcos Limonti acompanharam e cobriram os jogos da Copa do Mundo de Futebol que foi realizada na África do Sul. 
Os dois passaram quase dois meses naquele país e narraram não apenas os acontecimentos esportivos, mas também contaram um pouco sobre o modo de vida daquele país nas páginas do jornal
 
Criaram, também, um blog especial na internet, que alimentavam diariamente com fatos e fotos. 
 
A beleza das imagens que foram tiradas durante toda a cobertura e a sensibilidade dos textos publicados encantaram os leitores do jornal que, pela primeira vez, tiveram uma visão diferente da cobertura da Copa da Mundo. 
 
4 - Em novembro de 2011, os repórteres Priscilla Sales e Marcos Limonti viajaram ao Paraguai com a missão de investigar uma fraude. Calçadistas da China estariam usando o Paraguai para importar irregularmente ao Brasil mais de 5 milhões de pares de calçados. Era a chamada triangulação. O objetivo dos chineses era driblar a sobretaxa imposta pelo governo brasileiro aos produtos xing ling. E a dupla consegui. Durante uma semana, visitaram fábricas, conversaram com autoridades paraguaias, visitaram portos e indústrias e comprovaram que o parque fabril do Paraguai não tinha condições de produzir essa quantidade de sapatos. A reportagem publicada em novembro de 2011 foi uma das selecionadas para o Prêmio CNI de Jornalismo, oferecido pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias). O prêmio de destaque regional da região sudeste veio em maio do ano seguinte.
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários