Potência do interior


| Tempo de leitura: 5 min
Potência doSete anos. “Menino prodígio” do interior, o portal GCN completa em agosto sete anos de lançamento. Antes, com nome e endereço de “Comércio da Franca”, o site detinha audiência modesta. Em agosto de 2010, uma “onda verde”, a ação que lançou o portal, tomou conta de Franca. E, desde então, só cresceu. O GCN hoje é o portal de notícias para quem busca se informar sobre Franca, região e o resto do mundo. Internautas nos celulares, nos computadores, tablets e outros dispositivos permanecem conectados o dia todo no endereço em busca de informações. 
 
Para oferecer informação correta, na hora do fato, o portal fez investimentos na área tecnológica e de pessoal.  “Foram dezenas de milhares de reais gastos com tecnologia, implantação de plataformas e estudos para tornamos o portal acessível. São servidores e sistemas que nos permitem ser rápidos e estarmos em todos os lugares”, disse Leandro Vaz, editor de estratégia digital do GCN. 
 
Além da parte tecnológica, o portal conta com uma equipe responsável pelo abastecimento de informações com textos, fotos, vídeos e áudios. São editores, repórteres e fotógrafos comandados pela diretora-responsável do GCN, Joelma Ospedal. “O portal começou como uma espécie de ‘apêndice’ do Comércio. Se agigantou e hoje responde por milhões de acessos por parte de internautas ávidos por notícia. O Comércio sempre foi um veículo  importante em Franca e região, mas, em nenhum momento de sua história, foi tão lido como é hoje o portal GCN. E essa conquista é resultado de muito trabalho de uma equipe valorosa. Tenho muito orgulho de estar à frente dela”, disse Joelma. 
 
O investimento em pessoal e tecnologia trouxe resultados. Do início do trabalho, e da “onda verde”, a audiência do portal GCN cresceu 16 vezes neste período. É como se a cada ano, a audiência se multiplicasse por dois, em relação aos números de 2011. “Nossa audiência dos primeiros meses foi de 150 mil visitas por mês. Hoje alcançamos a médica de 2,5 milhões de visitas”, disse Vaz. Toda a audiência do portal é auditada pelo IVC (Instituto de Verificação de Circulação) e registrada pela plataforma Google Analytics.  Para critério de comparação, o GCN tem hoje nove vezes mais audiência que os outros quatro concorrentes do mesmo segmento de Franca. Os dados analisados são de maio deste ano.
 
NACIONAL 
O Instituto de Verificação de Circulação é um dos órgãos mais confiáveis, quando se fala em acesso de sites e portais de internet, bem como jornais e revistas físicas. Há pouco mais de dois anos, o GCN faz parte do instituto e tem seus números auditados diariamente. Em junho, por exemplo, o GCN fechou na 31ª posição no ranking dos sites mais visualizados da internet, acompanhados pelo IVC. 
 
ROMPENDO BARREIRAS 
 Não é apenas em Franca que portal GCN se destaca com sua audiência. É, também, um dos portais mais influentes e importantes do interior do Estado de São Paulo. Nenhum site de notícias de Ribeirão Preto, por exemplo, que tem quase o dobro da população de Franca, alcança audiência semelhante. O primeiro colocado ribeirão-pretano tem pouco mais da metade da audiência do GCN. Sites e portais de cidades e regiões muito maiores e mais populosas, como Campinas, Grande ABC, Vale do Paraíba e litoral também perdem em número de visitantes. 
 
GCN INDEPENDENTE 
Criado como um irmão do Comércio, que há décadas é referência no jornalismo regional, o GCN se “desmembrou” do jornal centenário. Há quase dois anos, o portal tem uma empresa própria e equipe destacada para gerir os sistemas de notícias e tecnológico. O GCN reproduz o conteúdo que a editoria julga ser mais relevante do jornal no digital. 
 
A idealização do GCN foi responsabilidade do jornalista Corrêa Neves Jr. Em meados dos anos 2000, Corrêa previa a mudança brusca no jornalismo. A tecnologia, cada vez mais presente na vida das pessoas, foi o caminho seguido pelo jornalista. Com o comando do Comércio da Franca e a da rádio Difusora, Júnior apostou na criação de um grupo de notícias relevante, unificando todas as mídias. Um prédio que ocupa 4 mil metros quadrados na avenida Eliza Verzola Gosuen, passou a abrigar, em 2007,  o embrião do projeto, que se concretizou em 2010 com a criação do portal. Nele já era possível encontrar o material produzido pela equipe integrada. “Acredito que a minha visão lá atrás, de que o caminho do jornalismo seria o digital, foi fundamental. Isso nos fez pioneiros na área. Naquele momento, muitos acharam que eu estava me precipitando. O tempo mostrou que foi uma aposta acertada”, disse Júnior. 
 
Após a concretização do projeto, Corrêa Neves Jr participou de dezenas de palestras e fóruns sobre o assunto, e o GCN se transformou em um case de sucesso, sendo seguido por inúmeros outros jornais que se transformaram em sites e portais. 
 
CANHÃO SOCIAL 
O portal GCN se destaca também por suas redes sociais. A página no Facebook (www.facebook.com /gcnfranca/) se transformou em um amplo fórum de discussão sobre os assuntos do cotidiano da cidade e do país. De lá, saem comentários fundamentais para o aprimoramento da ferramenta. “Monitoramos o dia todo para saber o caminho exato e as respostas que a sociedade necessita”, disse Leandro Vaz. Hoje, a página do GCN tem 117 mil seguidores que têm à disposição, também, vídeos rápidos e enquetes variadas. 
 
No Instagram (www.insta gram.com/gcnnet/), onde o GCN também detém uma conta oficial, o número de seguidores é mais modesto, mas vem crescendo. Em 12 meses, saiu de centenas de seguidores para 10 mil. Na rede social de fotos e vídeos, os internautas podem acompanhar cliques e vídeos rápidos produzidos pela equipe. 
 
O WhatsApp GCN (16-99122-0761) é outra ferramenta que vem fazendo sucesso entre os seguidores do portal. São quase três mil pessoas que recebem diariamente notícias do dia-a-dia e as mais urgentes. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários