Empresários de Franca avaliam participação na Francal


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Empresários avaliaram a participação na Francal
Empresários avaliaram a participação na Francal

A Francal 2017 foi encerrada nesta quarta-feira em São Paulo dividindo as opiniões dos expositores. Há empresários que vão voltar para Franca satisfeitos com o resultado e dispostos a ampliar a produção e o número de empregados para dar conta de atender os pedidos fechados ou encaminhados. Mas, há também aqueles que não gostaram e que esperavam mais da feira.

No geral, a avaliação é de que, apesar das crises econômica e política, o setor calçadista mostrou sua força e segue em recuperação, mesmo que de maneira lenta. A previsão é de que o segundo semestre seguirá a tendência de crescimento das vendas tanto para o exterior, quanto para o mercado interno.

Ocorrida entre os dias 2 e 5 de julho, a Francal teve uma visitação menor do que em edições anteriores, embora o número oficial não tenha sido divulgado pela direção. Heitor Klein, presidente da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), afirma que a feira cumpriu a função de lançar a temporada de vendas mais importante, em termos de volume, para a indústria nacional. “A primavera-verão responde por quase 70% do total de vendas brasileiras de calçados. Neste contexto, a Francal sempre é um termômetro importante do comportamento do mercado e nesta edição não foi diferente. Empresas que conseguiram segurar custos e manter o preço, apostando em produtos inovadores, tiveram bons resultados, outros nem tanto”. Para ele, o setor calçadista, apesar de iniciar uma recuperação gradual, ainda está muito inseguro quanto aos rumos da economia, que historicamente é abalada pelas turbulências políticas.Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, também avalia que a feira atendeu à expectativa de dar continuidade à recuperação das vendas no mercado interno e externo iniciadas neste ano. "O retorno que tivemos dos expositores foi bastante positivo, com vendas efetivas e futuras, inclusive para clientes internacionais”.

Pelo menos 4,1 mil pessoas passaram pelo Espaço Moda Franca, onde 17 pequenos e médios produtores de calçados expuseram os seus produtos. O Comércio ouviu a opinião da maioria sobre os quatro dias feiras.


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