'Feiras compactas são tendência mundial', diz Abdala Jamil


| Tempo de leitura: 2 min
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, diz que não há mais espaço para megaeventos
Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, diz que não há mais espaço para megaeventos
A 49ª edição da Francal chega ao fim nesta quarta-feira, 5. Após três dias de exposição, relação com novos clientes e fechamento de negócios, a feira cumpriu o desafio de confirmar a retomada do setor calçadista e lançar a coleção de verão para o segundo semestre, período mais fértil para as vendas. A avaliação é do empresário Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras. “O dever foi cumprido.”
 
Abdala diz que a feira foi feita no momento em que o País começa a caminhar na direção de um futuro melhor, apesar das crises política e econômica. “O empresariado desapegou da turbulência política. Com credibilidade e trabalho, está fazendo sua parte e mostrando que o País é viável e que compensa investir.”
 
O empresário destacou o crescimento das vendas no mercado interno e o desempenho positivo das exportações no primeiro semestre e prevê dias melhores. Ele afirma que a recuperação do setor calçadista é pequena, porém, importante. “A Francal, sem dúvida, foi um alavancamento deste processo. Aqueles expositores que aqui estiveram vão voltar para casa mais tranquilos, com pedidos fechados ou negócios encaminhados, para que tenhamos um segundo semestre muito melhor.”
 
Abdala avalia que a mudança da feira, do Pavilhão do Anhembi para o Expo Center Norte, foi benéfica, pois o novo espaço, apesar de menor, oferece mais praticidade e conforto. Ele acredita que o conceito de feiras compactas e práticas é uma realidade para atender às novas exigências do mercado. Segundo ele, não há mais espaço para megaeventos. “O formato de feiras menores é uma tendência mundial. Não é aqui no Brasil, em São Paulo ou só com a Francal. É algo que acontece em todo o mundo, de feiras terem estandes menores pela praticidade e por redução de custos. O importante é o expositor participar, mesmo que em espaços menores, pois é fundamental apresentar os produtos.”
 
Em que pese o crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de se adequar à evolução, Abdala afirma que as feiras físicas vão continuar existindo. “Nada substitui o aperto de mão, nada substitui o olho no olho e o relacionamento humano. O mundo está se tornando materialista. As feiras são uma forma de encontro pessoal de quem se relaciona com os negócios”, afirmou.
 
Nova data
Atendendo a uma reivindicação dos expositores, a Francal 2018 vai começar em uma segunda-feira, um dia após a decisão da Copa do Mundo da Rússia, e não mais no domingo, como foi este ano. A próxima feira será realizada de 16 a 19 de julho.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários