Você sempre ouviu falar, mas sabe como a Francal funciona?


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Expocenter Norte e a nova casa da Francal
Expocenter Norte e a nova casa da Francal

Em 2018 a Francal vai completar 50 edições. Todos os anos, a cidade de Franca se movimenta por conta da feira, empresários se investem em novidades, representantes passam uma semana em São Paulo, mas se você não é muito ligado ao setor, já parou para pensar como é que, efetivamente, a Francal funciona? Se você ainda não entende direito como é a feira e tem alguma curiosidade…

Pense em um shopping bem grande. Bem grande mesmo. Montado praticamente da noite para o dia para durar menos que uma semana. Só que, em vez de entrar para comprar um par de sapatos, você pode comprar vários. Por isso, os clientes que vêm andar pelos corredores da feira são lojistas, que vêm para abastecer seus estoques e conhecer as novidades que farão moda nos próximos meses.

A Francal sempre lança a coleção primavera verão seguinte. Os estandes (que são como as lojas de um shopping) são pensados pelas fabricantes dos produtos, dentro de um galpão gigantesco. Por muitos anos, a feira foi realizada no Anhembi, mas em 2017 se mudou para o Expo Center Norte, que tem uma área de 98 mil m2.

1. Uma feira toda organizada


Este ano, a Francal criou 4 subdivisões.

A lilás, com calçados femininos. Que tem empresas como Grendene e Alpargatas (Havaianas) e ocupam a maior área da feira.




A azul, com calçados masculinos. Aqui fica a maior parte dos francanos, como o Sapatoterapia, Democrata e Albanese.


A laranja, de calçados infantis. É o menor setor, com apenas 20 estandes.




E, por fim, a verde, com bolsas e acessórios. São bolsas de todos os tipos, malas de viagem, bolsas femininas, pastas masculinas. Os acessórios são muitos também, de guarda-chuva a brincos, passando por óculos de sol.




2. Cidades e estados dão uma força para a indústria

Cidades e estados também ajudam e montam estandes coletivos, que juntam diferentes fabricantes para incentivar os setores industriais das suas regiões. O de Franca é o Espaço Moda Franca, mas também não deixam de dar uma força para seus empresários os estados do Rio Grande do Sul, do Ceará, da Paraíba e a cidade de Birigui, por exemplo.




3. Atrações para deixar o visitante feliz

Como em todo shopping, a estrutura é montada para deixar o visitante o mais feliz e confortável possível. A grande maioria dos estandes têm como recepcionistas modelos para atender aos visitantes no maior estilo. Pelos corredores, estão espalhados muitos food trucks, com pratos que variam de comida japonesa a cachorro quente, além das tradicionais áreas de alimentação.




4. A parte boa de São Paulo

Para que os fabricantes façam boas vendas e todos saiam satisfeitos ao final, a Francal conta com uma grande aliada: a capital do estado. Muitos dos lojistas convidados a visitar a feira vêm de outras cidades, estados e até países. E, claro, depois das compras, nada melhor que um momento de descontração em algum dos inúmeros restaurantes de São Paulo. Em 2017, a Francal Feiras, organizadora do evento, fechou muitas parcerias pela cidade para oferecer jantares mais baratos para quem estiver por aqui. Então, se a curiosidade for ainda maior, São Paulo espera por você.





 

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