A partir do ano que vem, os calçados produzidos por indústrias de Franca cadastradas no Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) deverão ter um selo de procedência indicando que foram confeccionados na cidade, respeitando as exigências de qualidade que tornaram o calçado francano um dos mais conceituados do mundo.
O selo foi apresentado anteontem e terá seu lançamento oficial durante a Francal 2017, que acontece de 2 a 5 de julho, em São Paulo. Desenvolvido pela Agência AZÒ/FBR Propaganda, de Brasília/DF, contratada especialmente para o projeto pelo Sebrae, que é parceiro do Sindifranca, o selo é o que marcará a Indicação de Procedência Geográfica, atestando que o calçado é fabricado em Franca.
Com o selo, será possível rastrear os produtos. “Cada sapato terá um QR Code que direcionará os consumidores para as informações da fábrica, como instalações, funcionários, trabalhos sociais e cuidados ambientais”, explicou Ana Teresa Arruda Rocha, gerente de Negócios do Sindifranca.
Os dados estarão disponíveis através de números e imagens que poderão ser consultados antes, durante e após a compra. “O consumidor poderá acompanhar o processo produtivo e ver toda a história, o carinho com que o sapato de Franca é desenvolvido”, disse.
Além do portal do fabricante, o Sindifranca ainda gravará um vídeo voltado às ações de marketing através das mídias sociais. “Vamos contar nossa história, com a emoção e a experiência de quem faz o melhor sapato do Brasil há quase 200 anos”, disse o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão.
A expectativa é que, até o fim do ano, o selo já esteja aplicado aos produtos das fábricas que estiverem aptas ao credenciamento no processo de indicação geográfica. “O processo acontecerá durante todo o segundo semestre, mas é preciso que as empresas estejam adequadas ao regulamento de uso e às normas de controle exigidas pela Indicação de Procedência”, disse ela.
Para José Carlos Brigagão, o selo ajudará a agregar valor aos calçados francanos. “É uma ferramenta comercial e Franca já é conhecida pela qualidade dos produtos que fabrica. O que a IP traz são outros diferenciais: valores humanos, sociais e ambientais”, explica Brigagão.
O lançamento oficial do selo de procedência acontece às 9h30, no dia 3, na Sala de Eventos da Francal 2017.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.