
Pardo, Panda e Polar são três ursos falantes que vivem na Califórnia, importante estado dos Estados Unidos. Eles moram numa caverna, mas convivem com seres humanos. O maior sonho deles é se integrarem com as pessoas. Eles procuram entender, ser entendidos e acolhidos por elas.
No original inglês a série recebeu o título de “We Bare Bears”. Traduzido para o português seria “Nós Carregamos Ursos”. Mas os adaptadores brasileiros optaram por “Ursos Sem Curso”. As aventuras desses animais são bem parecidas com as dos humanos. Fizeram tanto sucesso que estão agora na segunda temporada. Até o final de maio o Canal Cartoon Network exibirá os novos episódios. Sempre às segundas-feiras, às 20 horas.
Os ursos costumam aparecer em coluna, um sobre o outro. São irmãos, mas bem diferentes, tanto no físico quanto na personalidade. Pardo tem pelos castanhos. Está sempre no topo da pilha, age como líder. Procura mostrar bons exemplos para os outros. Preocupa-se com seus irmãos. Panda, de listras pretas, é o mais inseguro dos três. Seu lugar é o meio da pilha. Ele é muito dependente de atenção. Não aguenta um minuto longe de seu celular. Quando isso acontece, fica nervoso e parece que vai surtar. Namora pela Internet. É vegetariano e alérgico a amendoim. Polar exibe pelagem branca. É bem despreocupado e refere-se a si mesmo na terceira pessoa. Ou seja, ele diz frases como: “Urso Polar está bem”. Em situações de perigo, passa a impressão de ser o mais velho. Revela muitas habilidades: cozinha pratos gostosos, dança de forma interessante, sabe lutar jiu jitsu “brasileiro”. Ah, ele também domina a arte de se camuflar.
Há outros personagens que aparecem nas histórias, juntos ou separados. Chloe, uma menininha prodígio que nasceu na Coreia. Ela tem 12 anos e já está na faculdade, pois apresenta grande inteligência. Nom Nom, um coala (leia sobre este animal na página 2 deste Clubinho), considerado por todos um bicho muito fofo. Mas na verdade é grande rival dos ursos. E Charlie, um pé-grande que se hospeda com os irmãos. Os pés-grandes não existem mais na natureza. São animais cuja espécie se extinguiu. Quando moravam no planeta eram enormes, pareciam gorilas. E como seu nome diz, tinham pés enormes!
Os ursos da história são antropomórficos, ou seja, possuem características humanas. Usam linguagem inteligente, comunicam-se, raciocinam, sentem e expressam seus sentimentos. O criador deles, Daniel Chong, desenvolveu para as crianças outro filme interessante e que fez muito sucesso: Toy Story.
Perguntado sobre qual dos ursos é o mais popular, Chong diz que acreditava ser Polar, porque ele é esquisito e chama a atenção. Mas com o passar do tempo, percebeu que a identificação de muitas crianças era com Panda, porque ele é muito tímido. No final da primeira temporada, porém, foi grande o número de adultos que passaram a assistir aso episódios. E eles mostraram preferência por Pardo, por conta de seu trabalho em liderar.
Então é isso, cada um torce de acordo com suas simpatias. Assista também, para poder opinar. De quem você gostará mais: Polar? Panda? Pardo?
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.