Comemorou-se no último 22 o Dia Mundial da Água. Vamos refletir um pouco sobre sua presença no planeta, pois ela é imprescindível à vida. E é finita.
A água cobre 70% da superfície da Terra. Quando o astronauta Yuri Gagarin, olhou pela primeira vez a Terra lá de cima, viu uma imensa mancha azulada que representa as nossas águas. Então disse: “A Terra é azul!” Era 12 de abril de 1961. Até então pensávamos que, vista a grande distância, a Terra fosse marrom. Mas terras são apenas 30 % da área total da nossa casa no universo.
Dessa imensa quantidade de água existente em nosso planeta, a maior parte, 97%, é salgada. Ela vem dos oceanos e mares. Nosso planeta possui cinco oceanos: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. O oceano que banha o nosso país é o Atlântico.
Os mares são menos profundos do que os oceanos. Os principais são: Mediterrâneo, Mar das Antilhas, Mar Arábico e Mar da China. Mares e oceanos formam grandes ondas que são perfeitas para a prática de esportes como o surfe e muitos outros.
Uma coisa deve ficar bem clara em nossa mente. Praticamente toda a água que possuímos em nosso planeta é salgada. Apenas 3% é doce. Não é que ela possua açúcar! Ela recebe esse nome por não conter sal; é a água que vem dos rios, dos lagos, de algumas lagoas, dos lençóis subterrâneos e das geleiras.
O rio é uma corrente natural de água doce, que flui em direção a um lago, a um outro rio ou até a um oceano. Pode dar origem a outros rios, chamados afluentes. O maior rio do Brasil é também o maior do mundo e se chama Amazonas.
O lago é uma cavidade no solo. As águas que vão parar nele podem vir da chuva, de uma nascente ou até de um rio. Em geral águas de lago são tranquilas; só os grandes lagos é que podem ser mais agitados. O mais fundo dos lagos está na Rússia, tem 1680 metros de profundidade e se chama Balkal.
A lagoa, assim como o lago, tem água presa numa cavidade do solo, mas é menor em extensão e em profundidade; pode ter água salgada, quando próxima de um oceano, ou água doce. A lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tem água de rios, portanto doce, mas também salgada, que vem do Oceano Atlântico.
A laguna contém água salgada ou salobra ( mistura de água de rios e de mar) e está sempre localizada perto da costa. A laguna de Araruama, no estado do Rio de Janeiro, é uma das mais salgadas do mundo!
A geleira, também conhecida como glaciar, é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo.
Todo solo é formado por partículas minerais sólidas, entre as quais existem pequenos espaços vazios, preenchidos com água, chamados lençóis subterrâneos. Eles podem ser muito profundos, e então recebem o nome de aquíferos; ou estar mais próximos da superfície, são os poços artesianos.
O ser humano precisa de água doce para sobreviver. Portanto, devemos nos preocupar com a manutenção das fontes desta água para que não se esgote o líquido que nos garante a sobrevivência.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.