Reforma da Previdência

O presidente Temer e sua equipe econômica, com todo nosso respeito, estão acabando com os sonhos dos cidadãos brasileiros,

21/03/2017 | Tempo de leitura: 2 min

O presidente Temer e sua equipe econômica, com todo nosso respeito, estão acabando com os sonhos dos cidadãos brasileiros, ao propor mudanças radicais na aposentadoria e afirmar que o projeto deve ser aprovado do modo apresentado, pois caso contrário nosso país “estará quebrado”. 
 
Um governo que se diz transparente deveria ter a hombridade de revelar os números reais da Previdência no Brasil! Porém não o faz, pois sabe que não há déficit. Ocorre que o próprio governo não cumpre o financiamento tripartite, ou seja, o financiamento deveria ser dos empregadores, trabalhadores e do Estado, mas o Estado não recolhe a sua parte na contribuição. Se o governo contabilizasse a sua parte no sistema da seguridade social, como determina a Constituição Federal, não haveria déficit. Além de não colocar a sua parte no caixa da Previdência, o governo ainda retira anualmente algo em torno de R$ 60 bilhões por conta da desvinculação de receita (mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais), sendo bom frisar que o governo utliza esse valor para pagamento dos juros da dívida. Por que será que o governo prefere omitir informações e levar a grande maioria de seus cidadãos á aceitação? Será por que não possui argumentos? E essa “ignorância” continuada ocorre em razão de que até cursos superiores se omitem em ensinar tais matérias atualizadas. Para nós, especialistas em direito público, é uma vergonha ver que as grades curriculares continuam a ensinar a mesma decoreba dos anos 80.
 
Como o governo pode falar de déficit se existem fontes institucionais asseguradas? Como explicar que a Seguridade Social no Brasil é superavitária e a previdência social está inserida na Seguridade Social? Como acreditar em autoridade que prega a desinformação como se fosse verdade? 
 
Poderíamos aqui elencar vários argumentos que derrubam as teses governistas, porém o que tal projeto objetiva é a privatização da Previdência, pois com essas dificuldades impostas de acesso ao benefício, fatalmente trabalhadores terão que recorrer aos fundos privados se quiser se aposentar. Foi o que ocorreu com a saúde: você recolhe obrigatoriamente em seu holerite e tem que ter um plano de saúde privado. Assim ocorrerá com a previdência social.
 
Enfim, o Brasil está descumprindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, que afirma que toda pessoa tem direito à proteção na velhice!
 
Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.