Lições de Pedro

“Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras”. Atos 2.14.

12/03/2017 | Tempo de leitura: 2 min

“Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras”. Atos 2.14.
 
Dentre os discípulos de Jesus, Pedro foi o mais intenso. Dele vêm as mais fervorosas declarações de fé. Entre elas vejamos algumas: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16). “Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que Tu és o Santo de Deus” (João, 6.68,69). Por outro lado, são dele também as atitudes mais contrárias a um discípulo do Senhor. Há, portanto, na vida de Pedro, exemplos a serem seguidos e exemplos a serem evitados. Na passagem de Lucas, vemos um Pedro amedrontado, distante do Senhor, enfraquecido espiritualmente, evitando qualquer contato e identificação com o Galileu. O evangelista Mateus diz que Pedro estava ali “para ver o fim” (26.58), para ver como aquilo tudo ia terminar. É consternador ver Pedro nesse estado. Porém, mais consternação causa, percebermos o quanto nos sentimos tentados a tomar a mesma posição de Pedro, junto ao fogo e longe da cruz. Tenho percebido que muitas pessoas nos dias de hoje, tem seguido Jesus de longe. Até desejam as bênçãos que Ele proporciona, mas quando chega a hora de fazer o que Jesus ordenou, acabam se esquivando. Em Lucas 9.23, Jesus expressa da seguinte maneira: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Negar a si mesmo, não é uma tarefa fácil, pois significa dizer não para nós mesmos, e quando o assunto é disciplinar nossas próprias atitudes, gerenciar nossos pensamentos, em função da nossa missão de seguidores de Cristo, muitas pessoas acabam, preferindo segui-lo de longe.
 
Porém, se o exemplo desta mensagem é Pedro, seria injusto não mostrar o outro lado da moeda. Devemos dizer também, que posteriormente, ele se arrependeu verdadeiramente de seus erros, buscou o perdão do mestre, e foi cheio do Espírito Santo. Pedro tornou-se após o pentecostes, em um dos maiores evangelistas que o mundo já viu. Seus sermões foram arrebatadores, a unção de Deus em sua vida era tamanha, que até a sua sombra realizava milagres. No livro dos Atos dos apóstolos, encontra-se registrado, que o seu primeiro sermão de Pedro, rendeu quase três mil almas para Cristo. Depois de realizar sua missão, de arrebatar milhares de vidas do inferno, e conduzi-las ao reino da luz, Pedro, por amor ao evangelho, foi sentenciado a morte e diz a história da Igreja, que se sentindo indigno, de ser crucificado como Jesus, expressou: “Crucifiquem-me de cabeça para baixo, pois não sou digno de morrer como meu Mestre”. Mataram-no, mas não puderam calar a sua voz, nem seu exemplo, pois até nos dias de hoje, o seu testemunho fala. Deus vos abençoe.
 
Pastor Isaac Ribeiro
Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Franca - Ministério Missão –pr.isaac@uol.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.