
A jamanta é um animal marinho da família das arraias. Ela tem o corpo em forma de losango e uma cauda longa. Pode atingir sete metros de envergadura e pesar até 1.800 kg. Normalmente vive 20 anos. Estes animais não têm verdadeiros dentes e se alimentam de plâncton e pequenos peixes, sendo portanto inofensivos aos seres humanos. Ocasionalmente podem aproximar-se de um barco ou de mergulhadores e executar curtos “voos” fora da água. Têm o maior volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões.
Durante suas migrações, as jamantas efetuam mergulhos frequentes até profundidades de quase dois quilômetros, onde as temperaturas da água atingem os três graus centígrados.
Até há pouco tempo, a jamanta era considerada uma única espécie. Estudos recentes mostraram que o gênero está dividido em duas espécies: a jamanta oceânica e a jamanta de recife, de menor tamanho.
Jamantas são animais que geralmente não temem o ser humano. Em determinados locais como a ilha de Big Island, no Havaí, têm um encontro diário com dezenas de mergulhadores.
A jamanta também é conhecida como manta, maroma, morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo. É encontrada nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, principalmente perto de recifes de coral.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.