Início de governo

Leitores pediram para comentarmos o início do governo municipal. Pois bem, passada a transição e mais de vinte dias temos

24/01/2017 | Tempo de leitura: 2 min

Leitores pediram para comentarmos o início do governo municipal. Pois bem, passada a transição e mais de vinte dias temos que a administração ainda não conseguiu colocar em prática o plano de governo apresentado na campanha, estando centralizada em uma só pessoa que, mesmo com toda competência administrativa que possui, está sobrecarregada. Vimos que a atual gestão sequer conseguiu preencher os seus principais cargos com as pessoas que foram a primeira opção, tendo que utilizar de alternativas. 
 
Sempre comentamos que o “tripé” básico de qualquer administração municipal é composto pelas Secretarias de Finanças, da Administração, e o Jurídico, sendo as que conduzem a administração pública, pois quaisquer ações necessariamente passam por tais secretarias. As outras, com todo nosso respeito, nós analistas chamamos de “perfumaria”. Por vezes nos questionam se as secretarias de saúde e educação são importantes? É óbvio que são, mas sem o apoio das três principais, essas não conseguem colocar nenhum projeto ou modificação em prática. E o que estamos assistindo, no governo municipal, é que ainda não se completou as secretarias bases. No mesmo sentido nos questionam, por que o governo municipal não conseguiu pessoa para a secretaria de administração? Na verdade em nossa cidade há pessoas extremamente capacitadas para tal posto, porém tais cidadãos quando consultados e convidados declinam e não aceitam em razão do que ocorre hoje em nosso país, ou seja, ao assumirem tal secretaria, a qualquer momento poderão e
star respondendo “por tudo e por nada”, a inquéritos, ações e ter todo o seu patrimônio construído ao longo de sua vida arrolados e indisponíveis, pois inconstitucionalmente o judiciário tem aceito e determinado prisões, conduções coercitivas etc., sem provas concretas, somente com base em indícios. Assim, respondendo ao questionamento quem efetivamente tem responsabilidade não aceita tal convite, pois bastaria alguém de má-fé citar seu nome para que o mesmo passasse a ser o artista principal em peça teatral judiciária. Observe-se que cada caso tem peculiaridades diferenciadas.  Enfim, o governo municipal vai demorar um bom tempo para entrar nos “trilhos” e mostrar a que veio!
 
LAVA-JATO: Com a morte do ministro Teori Zavascki, o Supremo Tribunal Federal tem a oportunidade de mostrar aos brasileiros a que serve. A ministra presidente possui todos os argumentos legais para resolver a questão. Deveria fazer um mutirão no intuito de agilizar o processo acabando com essa “novela”. Além de não deixar que o Brasil viva mais um ano de incertezas.
 
Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.