Foi uma noite de troca de experiência, aprendizado e premiação. Professores, coordenadores e diretores de escolas estaduais e particulares se reuniram, ontem, no auditório “Jornalista Corrêa Neves”, para a solenidade de encerramento da edição 2016 do programa Jornal Escola. As professoras que produziram os melhores jornais foram presenteadas com kits de livros e joias. Todos os participantes receberam certificados.
Neste ano, 40 escolas de Batatais, Restinga, Patrocínio Paulista e as mineiras Ibiraci e Capetinga, além de Franca, participaram de 16 oficinas promovidas pelo programa ao longo do ano. Aproximadamente 2,5 mil alunos visitaram e conheceram a rotina do jornal. Com a orientação dos professores, os jovens alunos produziram jornais na sala de aula.
Coordenadora do Jornal Escola, Roberta Rubio Chagas, fez uma avaliação dos exemplares feitos pelos estudantes e professores e apontou erros e acertos nos textos, títulos, imagens, revisão e diagramação dos jornais. “Todos estão de parabéns. O resultado foi muito positivo. Estamos com um sentimento de missão cumprida e com a certeza de ter dado nossa contribuição para incentivar a leitura e a escrita. Valeu muito a pena.”
A professora Mariane de Souza Vieira, da Escola “Professora Maria do Carmo Silva Ferreira - Dona Nenzinha”, do Jardim Simões, foi chamada ao palco para receber o prêmio de terceira colocada.
Em segundo lugar, ficou a Escola Estadual “Adalgisa de São José Gualtiéri”, do Parque Progresso. A professora Fátima Aparecida Passareli representou a professora Rosana Feliciano Jales Faria, que coordenou a produção do jornal.
A escola vencedora da atual edição do projeto foi a unidade II do Pestalozzi, localizada no Distrito Industrial. “Em nenhum momento, a comissão julgadora teve dúvidas de que o jornal produzido por eles seria o vencedor. O material chamou muito a atenção pela qualidade e foi escolhido por unanimidade. O diferencial foram os suplementos, que são cadernos especiais com temas específicos”, disse Roberta Rubio.
A professora Michele Ferreira, que coordenou a produção do jornal vencedor, recebeu os prêmios e comemorou o primeiro lugar. “Foi um trabalho árduo, mas muito gratificante. As crianças colocaram a mão na massa, participaram da elaboração e gostaram muito da experiência. Todos estavam na maior expectativa. Ficamos muito felizes com o resultado. Será um grande incentivo.”
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.