Elas são surpreendentes quando o assunto é não morrer de fome e sede!
As gazelas são muito comuns nas savanas da África, ambientes grandes e planos, com muita grama, algumas árvores e muitos bichos. Para elas, que se alimentam basicamente de grama, a savana é um verdadeiro paraíso. Mas elas vivem também nos desertos da África e de alguns países do continente asiático, como a Arábia Saudita. Mas como será que elas conseguem sobreviver tão bem nesses ambientes tão secos e com tão pouca comida?
Os animais que moram em desertos usam diversos truques para resistir ao clima quente. Alguns se enterram na areia durante o dia para fugir do calor. Mas as gazelas e camelos são muito grandes para isso! Então eles usam outros artifícios. Fazem o mínimo de xixi e quase não suam para economizar água! E, vejam só, deixam a temperatura do corpo aumentar até dez graus quando faz calor para equilibrar o interior e o exterior. Além do mais, vejam que interessante: podem sobreviver retirando toda a água de que precisam apenas das folhas que comem. Quanto aos seus pelos, têm uma cor e estrutura que refletem boa parte do calor.
As gazelas são animais tão especiais que são objetos de estudo dos biólogos interessados em descobrir de onde vem tanta resistência. E os biólogos acabam de fazer uma descoberta surpreendente, ao estudar uma espécie chamada de Gazella subgutturosa. Ela mora no deserto da Arábia Saudita. Os pesquisadores observaram que além de toda economia de água que mencionamos, essa gazela é capaz de algo inacreditável : quando a fome e a sede são demasiadas, e não se encontram nem água nem alimentos, ela encolhe o fígado e coração, que podem ficar com até metade do tamanho original e assim também economizam energia. Como órgãos menores precisam de menos oxigênio, essa gazela precisa respirar menos e, assim, gasta menos água na respiração…
É claro que, se ficar desse modo por muito tempo, ela pode ter problemas sérios de saúde, mas isso permite que continue viva o tempo suficiente para contornar algumas horas e até alguns dias de crise. Ela sabe que ao encontrar algum verde e alguma folha, irá recuperar e vitalidade. Então espera, com paciência.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.