Cegonhas


| Tempo de leitura: 1 min
Elas são aves que têm hábitos migratórios; exibem grande porte, pescoço comprido de coloração branca, bico e patas avermelhados, asas negras
Elas são aves que têm hábitos migratórios; exibem grande porte, pescoço comprido de coloração branca, bico e patas avermelhados, asas negras
O meio ambiente onde vive a cegonha é bem diversificado, embora seja sempre próximo a superfícies líquidas, pois ela  é um animal aquático. As cegonhas são comuns na Espanha e Portugal, países europeus.
 
Sua refeição é à base de minúsculos vertebrados, rãs, cobras, cigarras, insetos, minhocas, peixes e mamíferos pequenos. As cegonhas são notadas pela graça de seu voo e pela voz com que se exprimem. Como não têm faringe, produzem sons originais ao dar pequenas pancadas com os bicos, ação que se denomina gloterar. Acasala com um único parceiro, é fiel a ele.
 
O período de acasalamento coincide com a primavera na Europa, entre o fim de março e o mês de maio. Nessa época  a fêmea deposita de três a cinco ovos de cor branca, os quais são chocados ao longo de 30 dias, em um ninho de grande envergadura, construído  no cume de árvores, em chaminés de fábricas, postes telefônicos,  telhados de casas e prédios, outras construções humanas.  A cegonha tem condições de viver até 33 anos em liberdade e 35 em cativeiro.
 
Nos dias de chuva estas aves estendem as grandes asas sobre seus filhotes para preservá-los do mau tempo, pois os pequenos, repletos de penugens, não sabem se defender.
 
As cegonhas estão sempre buscando um habitat mais aquecido, por essa razão é comum vê-los em grandes grupos, pairando sobre regiões como Portugal, país do qual a cegonha já se tornou um símbolo, especialmente na área mais central. Neste país há, portanto, muitos projetos voltados para a sua preservação.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários