Dicas para eliminar mofo e bolor de armários e guarda-roupas


| Tempo de leitura: 2 min
Imagem de arquivo meramente ilustrativa
Imagem de arquivo meramente ilustrativa

Quando a umidade está muito alta, como em temporadas de chuvas constantes, o surgimento de bolor e mofo em armários e guarda-roupas é mais comum de acontecer.

O problema, no entanto, não é difícil de se resolver. “Em um balde com água, adicione um litro de água para 100 ml de água sanitária e espalhe pelo ambiente atingido pelo mofo, deixando agir por 30 minutos”, sugere a consultora de operações da Dona Resolve, Paula Roberta da Silva. Este método caseiro facilita a retirada da mancha. Em alguns casos, após aplicar a mistura no local afetado, basta passar um pano limpo para retirar as manchas. Porém, em outras situações, pode ser necessário usar uma esponja.

Silva esclarece ao site Gazeta do Povo, que o vinagre auxilia bastante na eliminação das manchas em tecidos de cortina, estofados, almofadas e até mesmo no couro. “Não há mofo que resista. O vinagre é o maior aliado para a retirada de qualquer tipo de bolor”, conta a consultora.

É possível ainda evitar que o problema aconteça, tomando alguns cuidados. A casa deve sempre ficar bem ventilada e nos casos de ambientes muito úmidos (cozinha, banheiro e lavanderia) pode-se usar tintas e produtos específicos que impeçam a proliferação de fungos, os causadores de bolor e mofo.

Silva orienta ainda que roupas delicadas sejam guardadas em sacos de TNT ou algodão. Dentro dos armários, colocar pastilhas antimofo também é de grande ajuda. Diego Augusto Lobado, consultor do Idea Clean Limpeza Profissional, revela que o bolor é mais difícil de ser retirado de tecidos. A água sanitária nestas situações não é indicada, sendo necessário o uso de um xampu neutralizador. O produto deve ser espalhado com um aspirador com filtro d'água. “Depois de limpar, com a utilização de uma escova, você pode secar com um pano e deixar à sombra”, aponta Lobado, alertando que o uso de produtos inadequados, além da secagem ao sol, podem danificar as fibras do tecido.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários