A lenda do Uirapuru


| Tempo de leitura: 1 min
O índio Quaraçá adorava passear pelas matas tocando sua flauta de bambu. Ele era apaixonado por uma bela índia chamada Anahí, que era casada com o cacique da tribo.
 
Sofrendo muito pelo amor impossível, o jovem índio resolveu entrar no meio da floresta para buscar a ajuda do deus Tupã. Entendendo o sofrimento de Quaraçá, Tupã resolveu transformá-lo num pequeno pássaro castanho avermelhado, de asas mais escuras. Pretendia com isso livrá-lo do sofrimento.
 
Quaraçá, tão logo foi transformado em ave, recebeu o nome de Uirapuru. Abriu as asas e  voou pela floresta com seu forte e lindo canto. Toda vez que via Anahí, pousava e cantava para a jovem índia, que ficava maravilhada com o som daquele pequeno e lindo pássaro.
 
O cacique da tribo também ficou encantado com o canto do pássaro e, com o objetivo de aprisioná-lo, entrou na floresta a sua procura e se perdeu. Nunca mais achou o caminho de volta. Sozinha, restava a Anahí ouvir o canto de seu pássaro favorito. E a Quaraçá, agora transformado em pássaro, restava o desejo de que a índia amada descobrisse quem ele era. Só assim o encanto seria desfeito e ele voltaria a ser humano. Mas isso nunca aconteceu.  O uirapuru continua cantando para Anahí. 
 
Entre as tribos indígenas da Amazônia, o uirapuru é um pássaro mágico que traz muita sorte. Quem vê um uirapuru, durante seu lindo canto, pode fazer um pedido com certeza de que será realizado. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários