Corrida eleitoral

Inicia-se hoje a propaganda eleitoral. Até 1º de outubro, candidatos a prefeito e a vereadores estão autorizados a fazer campanha para a Eleição 2016

16/08/2016 | Tempo de leitura: 3 min

Inicia-se hoje a propaganda eleitoral. Até 1º de outubro, candidatos a prefeito e a vereadores estão autorizados a fazer campanha para a Eleição 2016. Pesquisas revelam que quase metade do eleitorado não se sente confortável para cravar seu voto em algum candidato, frente ao descrédito que a classe política acumula há anos exatamente por prometerem e não cumprirem, não honrarem palavras e serem, maioria ‘negociadores’ que  nem sempre buscam o interesse público.
 
Um fator importante a ser considerado pelos eleitores que devem estar atentos em campanha de ‘tiro curto’, muito rápida, é que boato ganha mais sentido que fato. Em outras palavras, fato é fundamental que se multiplique em inúmeros comentários e análises ao longo da campanha, para que o eleitor desavisado se impressione e forme opinião. Boatos são rapidamente disseminados por operadores eleitorais, militantes partidários, governantes e parlamentares locais, movimentos sociais, entidades da sociedade civil e até mesmo, por donos de botecos que comentam em conversas aparentemente ingênuas, o que ouviram dizer. 
 
A rede é imensa, custosa e administrada por teia de comandos locais. Por vezes, contam mais pontos do que fatos em si. Esses,  demoram mais para provocar efeitos no eleitorado. Eleitores, têm que ter muito cuidado com boatos e suas versões, principalmente quando divulgados por ‘profissionais da política’, especialistas que são nessas atividades de manipulação eleitoral.
 
As campanhas em rádio e televisão, restritas ao horário eleitoral gratuito e que começam dia 26 de agosto, compõem o esqueleto da campanha, alimentados por estratégias de marketing. As redes sociais esquentam os ‘exércitos’, criam clima de guerra e unificam a leitura das oportunidades abertas durante o processo. 
 
Esses instrumentos e meios de comunicação eleitoral seguirão, nas próximas semanas, roteiros de ações programadas — e com certa flexibilidade, já que política tem uma imensa parcela de improvisos e surpresas — em busca de votos.
 
Enfim, iniciada a corrida eleitoral, candidatos a prefeito e vereadores tentarão, em poucos mais de quarenta dias, convencer eleitores de que suas propostas são as melhores para seus municípios. Os eleitores assistirão e ouvirão de tudo. Porém, cabe aos cidadãos analisarem o que é plausível e o que não é — e aí estarão manobras políticas eleitores; mas, principalmente, analisarem a conduta social e familiar dos candidatos. A forma e as maneiras com que agem em suas vidas pessoais são mostra adequada da conduta que praticarão na atividade pública. Fiquemos de olhos abertos!
 
EXTINÇÃO DE CARGOS EM COMISSÃO: Reúne-se hoje, a Comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória nº 731/2016, que extingue 10.462 cargos em Comissão do Poder Executivo, dos Grupo de Direção e Assessoramento Superiores, e os substitui por funções de confiança, sendo ocupadas por servidores concursados. Vamos torcer para que seja dado esse passo para reduzir a máquina administrativa que se encontra em níveis insuportáveis.
 
PACTO FEDERATIVO: A propósito do que aqui comentamos em 2013, mantemos nossa opinião de que indispensável reduzir o número de municípios no Brasil. A maioria, criados nas últimas décadas, depende diretamente de transferências de recursos federais para funcionar. Suas receitas tributárias são incapazes de sustentar, sequer, cargos políticos (prefeitos, vereadores, secretários municipais). Além disso, em geral, a atividade econômica nesses municípios é incipiente e não constituem fontes geradoras de impostos, tornando inexpressiva a participação deles nos tributos estaduais e federais. Se é o FPM que garante a sobrevivência desses, deveriam voltar a ser distritos municipais. Ao menos haveria redução de despesas. Respeitamos as críticas, mas mantemos nosso ponto de vista.
 
 
Toninho Menezes
advogado, professor universitário - toninhomenezes16@gmail.com
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.