Leandro Vaz, editor de conteúdo online do portal GCN, revela os desafios de se alimentar um dos maiores sites noticiosos do interior de São Paulo. Na entrevista abaixo ele conta um pouco sobre os bastidores do portal, seus profissionais, como as matérias são escolhidas, as tecnologias empregadas e as novidades que estão por vir.
Como é possível alimentar o portal 24 horas por dia e, ao mesmo tempo, manter a apuração precisa e a credibilidade que sempre foram marca do Comércio?
A equipe digital é mesclada com a do papel. Isso dá essa credibilidade de informar com qualidade. Os mesmos princípios que norteiam o impresso são os do digital. Claro, com mais agilidade e velocidade ao publicar. A grande diferença é que os repórteres hoje entendem que há a necessidade disso: de ser velozes, mas sem perder a qualidade.
A relação com os leitores ganhou uma nova dimensão com o advento da internet. Até que ponto o perfil do portal é moldado a partir dessa interação?
O ‘consumidor’ da notícia influencia na definição de conteúdo? Com certeza influencia. Hoje, no meio digital, temos noção exata do que os nossos leitores gostam ou querem ler. Então, a partir daí, damos prioridade a isso. Nosso público gosta das notícias sérias da nossa cidade, mas não abrem mão das curiosidades geradas na internet.
Sobre a mais nova versão do portal colocada no ar, quais são as principais novidades e funcionalidades?
Nós investimos ainda mais no visual, nas imagens, ilustrações, vídeos e textos com letras maiores. Além disso, investimos muito, e temos investido diariamente dinheiro e tempo no aprimoramento da leitura nos dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Quais são os planos e os projetos já definidos e em andamento a serem implantados no portal?
Temos investido nosso tempo na expansão de audiência e novas ferramentas que nos permitam isso. Além disso, é cada vez mais importante para nós darmos retorno com nossa grande audiência aos nossos anunciantes e parceiros. Todos os dias, discutimos formas de como ajudar e melhorar. Vamos também estrear em breve uma nova ferramenta de classificados, que, tenho certeza, vai balançar o cenário comercial da cidade.
A expansão do online é constante e perceptível. Como a empresa pensa em ampliações? Há a intenção de ampliar o conteúdo, a área de atuação?
Sim, temos a intenção de ampliar nosso conteúdo ainda mais, chegar a outros lugares e sermos ainda mais relevantes no cenário nacional. O que fazemos aqui de Franca hoje pode ser considerado um feito inédito no interior do país. Nenhum outro portal ou site do interior cresceu e tem tanta audiência como nós. Os dados do IVC, por exemplo, mostram que fechamos o mês de maio como o 23º mais visitado do País.
Quais são os principais desafios de gerir um segmento tão ‘vivo’, ágil e dinâmico dentro de um grupo de comunicação?
É estar sempre ligado e conectado. Não há tempo para ficar de bobeira. O noticiário gira e é movimentado e, querendo ser cada vez mais presentes, temos que estar atentos a todos os movimentos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.