Impeachment e negociatas!

Que momento delicado! Praticamente em todos os dias dos últimos meses tomamos conhecimento sobre novas gravações contendo negociatas

14/06/2016 | Tempo de leitura: 3 min

Que momento delicado! Praticamente em todos os dias dos últimos meses tomamos conhecimento sobre novas gravações contendo negociatas ou acertos sobre desvios, corrupção, chantagem, influência de poder para obtenção de benefícios próprios etc. Porém, o problema maior está nas negociações que estão ocorrendo nos bastidores para alterar o número de votos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. 
 
De um lado está o governo interino de Michel Temer, que não sabe se continuará governo; que está sendo chantageado por ditas ‘lideranças partidárias’, que, de verdade, lideram só interesses, a exemplo de ‘adoçar’ as investigações da Lava Jato,. Também negociações de cargos em ministérios e diretorias, em troca de seus votos de aprovação do impeachment. 
 
Do outro lado está a equipe da presidente afastada, negociando e oferecendo de tudo para mudar ao menos quatro votos no Senado, o que encerraria o processo de impeachment, com a presidente afastada Dilma sendo reconduzia ao poder e os principais acusados na operação Lava Jato, como o ex-presidente Lula, seriam nomeados ministros, diretores, secretários etc., voltando a ter foro privilegiado e direito a serem julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), não pelo juiz federal Sérgio Moro.
 
O assunto é por demais técnico, mas há necessidade de que o brasileiro atente a detalhes. A ‘imagem’ dos políticos são sempre trabalhadas por especialistas em marketing, exatamente para que possam continuar iludindo, levando eleitores a erros. Temos que ter muita atenção com senadores e seus votos contra, ou a favor do impeachment. Olho vivo nos que mudarem votos dados anteriormente, e nos desdobramentos que vierem após as votações, como nomeações, liberação de recursos, engavetamento de investigações etc! 
 
CPI DA LEI ROUANET: Autoridades e ex-autoridades públicas estão pressionando deputados a votarem contra a instalação de comissão para investigar possíveis desvios de recursos públicos na Lei Federal de incentivo e apoio a Cultura, conhecida como Lei Rouanet. A verdade é que muitos que ‘mamam nas tetas’ do governo estão desesperados. Sabem que em investigação mais profunda, autoridades, artistas, empresas de comunicação etc., pessoas públicas que sempre defenderam a integridade e a ética irão surgir, ‘caindo por terra’ as máscaras que esconderam os reais objetivos de seus apoios a certos políticos.
 
Certa vez tentamos obter o incentivo da Lei Rouanet para entidade espírita que presta relevantes serviços a comunidade francana. O processo não andava. Desistimos. Lutávamos por causa justa e séria, mas só vimos incentivos liberados a artistas que, pelo que cobram por shows, não necessitariam. Também vimos apoio a filmes que, nos desculpem, não tinham nada de cultural, a não ser apelo ‘corporal’, para não dizer outra coisa. Quem não deve não teme. Somos favoráveis a investigação profunda no setor. Quem recebeu incentivo, que preste conta a nós, cidadãos.
 
OLIMPÍADA 2016: Amigos nossos das Forças Armadas, especialistas em segurança com os quais convivemos muitos anos, estão preocupados. A fragilidade e a vulnerabilidade dos locais dos jogos deixaram de ser prioridade. O treinamento de pessoas , o monitoramento pela inteligência a suspeitos e investimentos em equipamentos diminuíram. O próprio Comitê Olímpico Internacional, auxilia muito pouco financeiramente o país anfitrião, e não é novidade, nosso país assa por grandes dificuldades econômicas. Agora, diante do atentado nos EUA, reivindicado pelo Estado Islâmico, somado à fragilidade brasileira, temos que tomar cuidado para não passarmos vergonha perante a comunidade internacional.
 
 
Toninho Menezes
advogado, professor universitário - toninhomenezes16@gmail.com
 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.