Eleições

Sempre afirmamos que o ‘tempo é o senhor da razão’. No caso da indicação de nome do candidato a prefeito pelo PSDB para as eleições de 2016, a história não foi nada diferente.

03/05/2016 | Tempo de leitura: 3 min

Sempre afirmamos que o ‘tempo é o senhor da razão’. No caso da indicação de nome do candidato a prefeito pelo PSDB para as eleições de 2016, a história não foi nada diferente. O enredo seguiu o mesmo script de outras ‘novelas’ políticas, ou seja, os interesses prevaleceram. A verdade é que a maioria de nós, francanos, torcíamos para que o atual prefeito pudesse fazer uma boa gestão em prol de nossa comunidade, mas o que se viu foi totalmente o contrário. 
 
Faltou habilidade, faltou humildade e principalmente, ele se esqueceu daqueles que efetivamente, sem exigência de nenhuma contrapartida, deram apoio à sua indicação eleitoral, mas foram esquecidos após as eleições. 
 
Erroneamente se sustentou em pessoas que são ‘bajuladoras’ oficiais de toda e qualquer autoridade que assuma o Executivo municipal, e basta verificar administrações anteriores. O senhor prefeito nos desculpe, mas esqueceu-se de ser a pessoa que era anteriormente às eleições de 2012. Deixou de verificar os fatos por si mesmo, tão somente recebendo informações passadas por pessoas que, a partir da convenção partidária do último sábado, já estão a remar em ‘outro barco’ com o intuito de manterem suas posições, por mais quatro anos, no próximo governo. 
 
Senhor prefeito. Amigos são , amigos são aqueles que, independente de qualquer coisa, mostram erros com o intuito de alertar e, principalmente, permitir reflexões para tomar decisões por si só, não através de verdadeiros — nos desculpem —, ‘puxa-sacos’ de plantão, que somente querem agradar. 
 
Infelizmente, pelo andar da carruagem, o governo municipal encerrou-se. Com certeza haverá perseguições contra quem votou contra nas prévias do PSDB. 
 
O atual prefeito deveria, em nossa opinião, aceitar os resultados da indicação partidária e, unir forças dentro de seu partido, e não pregar o contrário, ou seja, ruptura de alas partidárias. 
 
Reeleição: Somos contrários à reeleição por mais de duas vezes para o mesmo cargo político, como é o caso de prefeito. Sempre defendemos isso para que política não se torne profissão, onde prefeitos, vereadores, deputados e governadores permaneçam por vários mandatos com produção pífia em prol da sociedade. Mas, enfim, o que fazer se novas lideranças, por arrogância, vaidade e falta de humildade se apresentam piores que os anteriores.
Candidatos Ficha Limpa: Muitos propensos candidatos às próximas eleições têm que tomar cuidado, já que constam em relação de inelegíveis dos respectivos Tribunais de Contas do Estado. Vamos com calma!
 
Punição a municípios: Está em trâmite projeto de lei que busca evitar punição de municípios com base na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), em casos de diminuição de recursos por razões externas. O projeto veda a aplicação de sanções ao município que ultrapassar limite para a despesa total com pessoal, em dois casos. O primeiro, quando ocorrer por conta da diminuição do valor das transferências do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), decorrente de isenção tributária praticada pela União. O segundo, quando houver redução das receitas recebidas de royalties e participação especial.
Em síntese, com todo o nosso respeito, pois obviamente houve queda acentuada nas atividades econômicas, somos contrários, visto que as despesas têm que estar adequadas à realidade e não facilitar desmandos para serem utilizados em ano eleitoral.
 
Alça de acesso UNIFRAN: A faixa adicional na rodovia para acesso a condomínio residencial próximo à Unifran, tem tudo para ocasionar acidentes. Muito cuidado! Especialistas precisam se manifestar.
 
 
Toninho Menezes
advogado, professor universitário - toninhomenezes16@gmail.com

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.