
A FDF (Faculdade de Direito de Franca) completa, amanhã, 58 anos. São quase seis décadas marcadas pela formação de milhares de profissionais. Com professores qualificados e investimentos em infraestrutura e ensino, a FDF planeja melhorias - como a implantação de novo mestrado e novas parcerias - e comemora resultados, como a obtenção do selo de recomendação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), recebido por 139 cursos de Direito no Brasil neste ano.
À frente da faculdade, como diretor desde 2013, Décio Piola destaca que a FDF sempre se empenhou em oferecer ao aluno uma boa formação acadêmica e prepará-lo para exercer a profissão. “A faculdade sempre se pautou por ter um curso tradicional que busca formação jurídica e ter excelentes profissionais”, disse o diretor, que também se formou na instituição.
Em sua avaliação, um dos fatores que contribuem para esses bons resultados é uma seleção criteriosa de alunos, por meio de um vestibular que valoriza a leitura. “É um curso em que o aluno tem que ler muito e a seleção já qualifica o corpo discente”, disse Piola. Para ele, a qualidade dos professores e das aulas também fazem parte da construção da excelência da faculdade. “Além disso, temos cursos de extensão para completar a grade curricular e palestras com profissionais como juízes, promotores e delegados de polícia”, disse
Entre os planos, a FDF busca agora fazer a pós graduação stricto sensus, que possibilitará o mestrado.Também será assinado um contrato com o Cejusc, por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo, assim a faculdade terá um curso de formação e também funcionará como um tribunal para conciliações. O aniversário será comemorado com a Semana Jurídica.
Egressos
A qualidade da faculdade é reconhecida por quem estudou na instituição. Aluno de 1979 a 1982 na FDF, o professor e advogado Edson Junqueira, 55, hoje dá aulas na faculdade e considera que a instituição abriu caminhos para as profissões que ele exerce. “Posso afirmar que a FDF é casa que não se esquece, caminho que não se deixa e legado que se espera manter”, disse o professor. Hoje ele é coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e Comprovação de Estágio e professor com ênfase em Direito e Processo Penal.
“A instituição é marcada pela tradição, pelo descortino e entrega de seus membros, que constroem o edifício da existência da FDF, tijolo a tijolo”, disse.
Junqueira já foi membro da Comissão de Ensino Jurídico na OAB/SP e indicado três vezes para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
A Faculdade de Direito também marcou a história da família do promotor de Justiça Murilo Jorge.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.