Um exemplo de ética e honestidade foi protagonizado por quatro estudantes de Batatais na tarde desta quinta-feira, 23. Alunos do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, conhecido na cidade como Escola Industrial, encontraram um dinheiro na rua, identificaram a proprietária através do endereço grafado em um boleto e devolveram o valor integral.
A filha da dona de casa que havia perdido o dinheiro classificou o episódio como “inusitado” e registrou o ocorrido em sua página no Facebook. Segundo seu relado, sua mãe havia saído de casa com um valor contado para pagar uma conta de água e perdeu o envelope no trajeto.
Já em casa, pouco tempo depois, veio a surpresa: dentro da caixa de correio estavam, grampeados juntos, o boleto e o dinheiro perdidos e um bilhete: “Achamos seu dinheiro no bicão, R$ 57, atenciosamente, Bia, Thaísa, Adriele e Luís Felipe”. Bicão é o nome popular de uma ponte que dá acesso a bairros como o Jardim Cana Verde, Adolfo Penholato e Altino Arantes.
O Portal GCN entrou em contato com a secretaria do Industrial, que identificou os alunos: trata-se dos estudantes do ensino médio integrado com Administração Luís Felipe Barcellos e Thaísa Castro, além de Beatriz Castro e Adriele Lima, que cursam o integrado com Informática. Todos têm entre 15 e 16 anos.
Barcellos disse que o grupo não teve dúvidas sobre o que fazer no momento em que avistaram o pacote no chão. “A gente viu o endereço, era ali perto, duas ruas para cima, e fomos direto lá. Ninguém atendeu, então colocamos na caixinha. Fizemos o que gostaríamos que fizessem conosco, afinal, hoje em dia, o dinheiro não está fácil”, disse o estudante.
A diretora da unidade, Zaina Maria Garbellini, se emocionou com a atitude dos estudantes. “Esses valores são transmitidos constantemente aos alunos em sala de aula, especialmente em disciplinas como a filosofia e a sociologia. Todos os professores trabalham com essas questões de ética e cidadania, e isso é muito presente do cotidiano na escola”, afirmou.
A diretora disse ainda que acredita que os alunos tenham estendido para o cotidiano, de modo prático, os valores que são transmitidos na escola e em suas casas. “Atitudes assim não deveriam nos causar surpresa, mas diante da inversão de valores que estamos vivenciando no mundo de hoje, é uma ação digna de ser registrada. Estou muito emocionada”, disse.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.