Entre os grampos liberados ontem pelo juiz Sérgio Moro das conversas feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está a conversa que ele teve com o ex-ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, no dia 27 de fevereiro.
Vannuchi é de São Joaquim da Barra, cunhado da ex-prefeita de São Joaquim Maria Helena Vannuchi, e atual diretor do Instituto Lula e assessor político da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Na conversa, Lula fala sobre o novo ministro da Justiça, Eugênio José Guilherme Aragão, dizendo que ele precisar ter pulso. “O problema é o seguinte Paulinho, nós temos que comprar essa briga. Eu sei que é difícil, sabe. Eu, às vezes, até fico pensando se o Aragão deveria cumprir um papel de homem naquela porra, porque o Aragão parece nosso amigo, parece, parece, parece, mas tá sempre dizendo 'olha sabe', porra”, diz Lula para Vannuchi.
Em outro trecho, Lula chama um procurador não identificado pela Polícia Federal de "filho da puta". “Aquele filho da puta daquele procurador antes de dar a notícia da intimação para o advogado na quinta-feira, deu para a Globonews.”
Ainda na conversa, o ex-presidente admite que está colocando Fátima Bezerra e Maria do Rosário, duas parlamentares do PT, para acompanhar o procurador federal Douglas Kirchner, que o investiga por tráfico de influência a favor da Odebrecht em contratos firmados com o BNDES. No trecho, Lula se refere às mulheres do PT de forma grosseira: "Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?". Veja e ouça a íntegra da conversa.
LULA x PAULO VANNUCHI
27/02/2016 10:52:00
LULA: Alô
PAULO VANNUCHI: Fala meu chefe!
LULA: Tudo bem, PAULINHO?
PAULO VANNUCHI: Tudo bom.
LULA: Paulinho, você ficou de me dá um retorno.
PAULO VANNUCHI: é,então, eu liguei pra ele agora, o que aconteceu, é aquela hora ontem eu liguei pro meu contato e soube que ele tava na UTI, numa situação grave, porque é respiratória, então fica com aquelas coisas, que não dá pra falar direito, canudo no nariz. Não é nada grave, assim de risco de vida, mas é o tal enfisema. Aí, eu demorei um pouco, consegui falar com o Genro, que também é da área, conhece e tal. Primeiro eu perguntei pro Genro se ele tinha condição de diretamente falar com a pessoa, e o Genro respondeu que não, ‘não tenho contato‘ aí tem que ser com ‘ele‘ mesmo . Então como é que vamos fazer? Então amanhã eu vou visitá-lo, e eu acabei quando eu vi o recado do MORAES pra ligar, eu liguei pra ELE nesse instante, e ‘ELE‘ falou ‘estou indo daqui a pouco pra lá, já leu nos jornais, então já sabe do que se trata, e vai falar com ‘ELE‘. Agora eu até perguntei ‘ você acha que ele tem condição, de nessas coisas, com canudo no nariz, é, telefonar?‘. ELE falou ‘eu vou lá, vou sentir e te dou um retorno‘.
LULA: O canudo tira 30 segundos, caralho! Porra!
PAULO VANNUCHI: Pois é, então eu tô nessa expectativa e te dou uma informação ainda hoje.
LULA: tá bom querido. Você sabe qual é a ação nossa, quem é que vai...a São Paulo?!
PAULO VANNUCHI: Sei, sei, sei.
LULA: e aquele filho da puta do Procurador antes de dar a notícia da intimação, na quinta-feira, para o advogado, deu pra GLOBONEWS. É um filho da puta mesmo!
PAULO VANNUCHI: Ativista político. Coxinha.
LULA: O problema é o seguinte, PAULINHO, nós temos que comprar essa briga, eu sei que é difícil, sabe?! Eu as vezes fico pensando até que o ARAGÃO deveria cumprir um papel de homem naquela porra, porque o ARAGAO parece nosso amigo, parece, parece, mas tá sempre dizendo ‘olha...‘
PAULO VANNUCHI: é, pessoal tá muito...(interrompido)
LULA: Nós vamos pegar esse de Rondônia agora, eu vou colocar a FATIMA BEZERRA e a MARIA DO ROSÁRIO em cima dele.
PAULO VANNUCHI: é isso mesmo!
LULA: sabe porque, eu até tirei um sarro da CLARA ANT de ficar procurando o que fazer, faz um movimento das mulheres, contra esse filho da puta! Ele batia na mulher, levava a mulher no culto religioso, deixava ela sem comer, dava chibatada nela, sabe?! Cadê as “mulher de grelo duro” lá do nosso partido?!
PAULO VANNUCHI : (risos) é isso, mestre!
LULA: Tá bom.
PAULO VANNUCHI: sua fala foi muito boa ontem lá.
LULA: você foi jantar, ontem?
PAULO VANNUCHI: fui jantar.
LULA: com LUCIO?
PAULO VANNUCHI: Não, fui com SERGIO RICARDO, com a REGINA NOVAES.
LULA: O SERGIO RICARDO tá bem ne, rapaz?
PAULO VANNUCHI: bem, muito bem, eu até vou te mostrar, ele chegou em casa, ele fez uma espécie de provinha aí. Ai segunda feira eu mostro a prova.
LULA: eu encontrei ele, eu achei o OSMAR PRADO ‘velhinho‘.
PAULO VANNUCHI: mas foi bom, muito bom!
LULA: tá bom, querido!
PAULO VANNUCHI: e brilha hoje lá no PT.
LULA: tchau, tchau
PAULO VANNUCHI: tchau.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.