A rádio Difusora de Franca implantará mudanças importantes em sua programação a partir desta segunda-feira, 29. O perfil eclético de quem sabe dosar jornalismo e entretenimento - e que faz dela desde a companheira da dona de casa ao esportista, ou do sapateiro à empresária - segue firme. Mas a rádio entra no ar nesta segunda salpicada de novidades que vêm de encontro à evolução dos tempos e às mudanças de comportamento da população e dos ouvintes. As novidades englobam desde um aprofundamento no universo espiritual, com a inclusão na grade de um programa conduzido pelo padre Reginaldo Manzotti, até a extensão de atrações “pratas da casa”, como o Hora da Verdade, que almoça com os ouvintes de segunda à sexta-feira.
Corrêa Neves Júnior, diretor-executivo do GCN - grupo que controla a Difusora -, afirma que as mudanças têm a ver com o conceito da emissora de atualizar-se sempre. “Decidimos fazer mudanças nos principais programas para garantir maior dinamismo, velocidade e ampliar os espaços de interação com o ouvinte. O teste que vale começa nesta segunda. Espero que os ouvintes gostem do que vamos apresentar.”
Um dos desafios maiores, segundo ele, é adaptar-se aos desejos de um ouvinte que evolui na velocidade da internet. “Não existe melhor alternativa para se manter relevante do que ter coragem para ousar, experimentar, inovar”, disse.
A proporção das inovações, segundo o diretor executivo, está atrelada à decisão do radialista Éverton Lima, que dirigiu a emissora até o mês passado, de deixar suas funções gerenciais. “Com a decisão do Éverton, que há mais de uma década é o responsável pela direção artística da Difusora, acabei ‘forçado’, no melhor sentido, a olhar com profundidade para a rádio”, disse (leia entrevista com Lima nesta página).
A função que era de Lima cabe agora à radialista Cintia Flávia. Ela afirma que Lima deixa um grande legado, advindo de um trabalho regado a dedicação e afinco. “Sou grata a ele por todas as oportunidades. O Éverton é um exemplo a ser seguido: grande profissional, amigo para todas as horas, pai dedicado, professor que revelou muitos locutores, incluindo a mim, e que com muita paciência ensinou o ofício da comunicação. Conduziu a direção artística com muita garra e determinação, prezando sempre pela valorização da emissora e seus profissionais.”
Principais novidades
Com a parte artística “sob nova direção” e a capacidade intrínseca de se adaptar ao seu tempo, segundo Júnior, a Difusora segue com a missão de criar coisas novas e de não se acomodar no achismo de que as fórmulas que funcionaram até aqui vão continuar funcionando. “Estamos sempre testando novos programas, formatos, maneiras de interagir com os ouvintes.”
Entre eles estão atrações que o diretor classifica como algo muito diferente do que se espera de uma rádio AM tradicional. Para exemplificar, Júnior cita o programa MPB Especial, que conta com um trio de apresentadores muito bem humorado nas tardes de sábado.
Sobre o Hora da Verdade, programa em que o próprio Corrêa Neves Júnior divide bancada com o jornalista Leandro Vaz e que terá sua duração estendida em meia hora a partir desta segunda, o diretor afirma que a espontaneidade é um dos pontos altos.
O programa traz um misto de informações, análises e comentários bem dosados com o humor peculiar da dupla e caiu no gosto popular. “Muita gente que acompanha o Hora acha que eu e o Vaz ensaiamos horas, que estudamos o roteiro, porque o t udo funciona bem. A verdade é que tudo é espontâneo, natural, o que ajuda a estabelecer uma conexão muito forte com quem nos ouve.”
Júnior diz ainda ser emocionante receber feedback positivo dos ouvintes. “Para mim, esta é a grande virtude do Hora, ser sério e, muitas vezes, denso, sem ser carrancudo. É como se fossem seus amigos discutindo um assunto qualquer com você, na sua casa, junto com sua família. Então, a gente consegue tratar de qualquer assunto com esta abordagem, simplificando o que às vezes parece complicado demais. Além disso, eu e o Vaz somos amigos e isso ajuda, porque há uma sintonia que não se cria artificialmente. Nos entendemos ali no estúdio de forma automática.”
Ainda sobre a nova programação, Júnior e Cintia citaram duas atrações que são comandadas pelo que chamaram de “monstros do rádio”: o clássico Show da Manhã, de Valdes Rodrigues, e o Rádio Cidade, comandado por Éverton Lima. “Tem o que é tão bom que não pode ser mexido (...), essa mistura do novo com o que é consagrado exige muito trabalho e alguma coragem, mas tem funcionado bem para a gente”, disse Júnior.
Cintia Flávia cita ainda outras “pratas”, como a colunista Patrícia, reconhecida na região como a dama da comunicação (ela segue na grade das manhãs de sábado) e o Jovassi Correia Dias, experiente narrador esportivo que passará a apresentar um programa diário sobre esportes, no início da noite.
Na lista de novidades estão ainda uma alteração no horário do tradicional Balacobaco, programa policial que passa a ir ao ar uma hora mais tarde, às 6 da manhã; e um formato mais enxuto e dinâmico para o Jornal da Manhã, que começará às 7 horas.
Fé e oração
Dentre as novidades de cunho religioso, a estrela da vez é o padre Reginaldo Manzotti, que apresentará o programa Hora da Misericórdia, de segunda a sexta-feira, às 18 horas. Além de sacerdote, Manzotti é escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, reunindo todas as suas habilidades em prol da evangelização. “É uma parceria que certamente agradará a muitas pessoas, justamente por nos levar a uma reflexão e busca interior. Todos nós vivemos em um momento de muita tensão no dia-a-dia, em que a espiritualidade precisa de espaço”, disse Cintia.
Manzotti reza o terço da misericórdia, faz leitura do evangelho do dia e conta com participação direta dos ouvintes. Trata-se do segundo programa de maior audiência da Rede Evangelizar, mantida pelo padre.
Mais tarde, Arilson de Almeida dá sequência ao clima de religiosidade e apresenta, ao cair da noite, o novíssimo Música e Fé - musical que traz o melhor dos estilos gospel e católico em um só programa.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.