Na lista da vergonha: Franca aparece no filme 'Spotlight - segredos revelados'


| Tempo de leitura: 3 min
Nome de Franca aparece na  “lista da vergonha”, nos créditos finais de Spotlight - segredos revelados
Nome de Franca aparece na “lista da vergonha”, nos créditos finais de Spotlight - segredos revelados
Franca é uma das quatro cidades brasileiras que são citadas na lista da vergonha, veiculada ao final do filme Spotlight - segredos revelados. O longa metragem narra a história de um grupo de jornalistas do Boston Globe, responsáveis pela denúncia do maior escândalo envolvendo pedofilia da Igreja Católica no mundo.
 
Filmado no ano passado, Spotlight narra como a igreja encobriu de maneira sistemática os abusos sexuais cometidos por 70 padres na região de Boston, nos Estados Unidos. A série de reportagens publicadas ao longo de 2002 pelo Boston Globe rendeu aos jornalistas o Prêmio Pulitzer de 2003, um dos mais importantes do jornalismo mundial, e provocou uma revolução dentro da igreja católica em todo o mundo. 
 
Ao final do filme, que deve ser lançado no Brasil amanhã, é veiculada uma lista com os nomes de diversas cidades do mundo que registraram escândalos sexuais envolvendo padres. Franca é uma das citadas. 
 
Ao longo da última década, a cidade registrou dois grandes escândalos. O primeiro aconteceu também em 2002 e foi denunciado com exclusividade pelo Comércio da Franca. Os padres Heliberto dos Santos e Edson Francisco dos Santos, que são irmãos, engravidaram duas jovens paroquianas em Franca. Em abril de 2002, o Comércio publicou a primeira reportagem denunciando o padre Heliberto, que trabalhava na Paróquia Sant’Ana, no Jardim Aeroporto, e havia engravidado uma estudante de 16 anos, que estava no quinto mês de gestação. Dois dias depois, o escândalo ganhou novos desdobramentos. Seu irmão Edson, que era padre na Paróquia São Crispim, havia engravidado outra jovem francana, de 18 anos, que já estava de sete meses. Com os escândalos de pedofilia se espalhando pelo mundo, as reportagens do Comércio despertaram a atenção. Cerca de 50 jornais, como O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, e TVs, como a Rede Bandeirantes, vieram à sede do jornal em busca de contatos de fontes, fotos e outras informações sobre o caso. 
 
O segundo escândalo foi denunciado pelo Comércio da Franca oito anos depois, também com exclusividade. Em março de 2010, o Comércio deu início a uma série de reportagens sobre as acusações de abuso sexual contra o padre José Afonso Dé, o Padre Dé, de 76 anos à época. O sacerdote trabalhava na Paróquia São Vicente de Paulo, no Jardim Tropical. Quatro meninos, entre 13 e 16 anos, tinham denunciado o padre à polícia, acusando-o de passar a mão em suas partes íntimas. Ao Comércio, um menino de 14 anos revelou que o padre apertava o pênis deles e dizia “pirulito”. Outro jovem de 16 anos afirmou ter sido beijado na boca pelo padre, que sempre negou todas as acusações. 
 
Como havia suspeitas de abusos anteriores praticados pelo padre, repórteres percorreram quase 3 mil quilômetros para entrevistar pessoas envolvidas com o assunto em Apucarana e Curitiba, no Paraná, e em Iturama e São Sebastião do Pontal, em Minas Gerais. O caso também ganhou repercussão mundial. Padre Dé foi condenado pela Justiça e hoje recorre de sua sentença em liberdade.
 
Além de Franca, ainda constam da lista do filme as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Arapiraca (AL) e Mariana (MG). 
 
Spotlight - segredos revelados ainda não tem data de estreia em Franca. 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários