Tatu


| Tempo de leitura: 1 min
Este mamífero possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo, defendendo-o do ataque de predadores
Este mamífero possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo, defendendo-o do ataque de predadores
O tatu é um animal nativo do continente americano. Ou seja, está presente nas Américas- a do Norte, Central e Sul. 
 
Vive em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo).
 
A alimentação deste animal consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Ele também come pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos.
 
As espécies de tatu mais conhecidas são tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu bola da caatinga e tatu-peludo.
 
Os tatus, dependendo da espécie, podem pesar de 2,5 a 6 quilos.  O comprimento médio dos tatus adultos vai de 40 a 70 cm. A cauda pode medir de 30 a 50 cm.
 
Os tatus cavam buracos no solo, usando suas unhas fortes e afiadas. Essas tocas lhe servem de moradia. Um ou mais tatus habitam uma mesma toca.
 
Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo à noite em busca de alimentos.
 
Tatu é palavra indígena e significa “bicho desdentado”. De fato, o tatu, que é um bicho engraçado e vive enrolado, não tem dentes. A palavra não tem acento. Guarde isso.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários